Os devotos aguardavam ansiosos para participara da primeira procissão com o Painel de São Francisco, após a Santa Missa das 16h, da Quadra da Gruta.
O Guardião do Convento Frei Sérgio Moura, OFM, deu as boas vindas aos devotos, romeiros, lembrando os 126 anos desse gesto de fé, alegria e louvor, na procissão do Painel do Santo Padroeiro, que deverá ainda animar a caminhada para as noites de novena na Praça dos Romeiros.
SOBRE O PAINEL
A armação do Painel de São Francisco das Chagas é feita de madeira e foi confeccionada na Bahia, enquanto a estampa foi confeccionada na Itália. Possuía iluminação à base de lamparinas e velas que com o tempo e a modernidade deram lugar a uma iluminação alimentada por baterias.
Depois de muitos anos fazendo parte das festividades e ficar um pouco danificado, ele foi restaurado em 1980 por Maria Vieira e Raimunda Dias. Já a estampa de São Francisco que está no Painel fora restaurada pelos artistas Lisboa (do Centro de Artes Plásticas de Canindé) e Manoel Messias, também carinhosamente conhecido como Manoelzinho.
O Painel de São Francisco pesa aproximadamente 500 quilos e é necessário 18 pessoas para levá-lo até a Praça dos Romeiros. Durante a caminhada é feito um revezamento e cada cinco minutos um devoto pega no andor e, quando chega ao seu destino final mais de 50 pessoas tem participado da louvação e devoção ao painel.
Acompanhe a programação para esse segundo dia da Festa (07/10 (Sexta-Feira), no 1º Dia da Novena:
Subtema: “Altíssimo, onipotente, bom senhor, Teus são o louvor, a gloria, a honra”
Texto bíblico: Salmo 136
Responsáveis: Escolas Municipais, Estaduais e Particulares
Grupo de cânticos: Santa Terezinha
Estado homenageado: Ceará
Acompanhe a programação, notícias, fotos e muitos mais sobre a Festa e Novena, em nossa página: