Ordem Franciscana lança subsídio sobre o cuidado com o meio ambiente

Segundo Frei Michael Anthony Perry, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, “como franciscanos, precisamos ser colaboradores no diálogo, oferecendo a nossa contribuição específica à cura do nosso mundo e das pessoas que vivem nele”, afirmou na apresentação do documento.

O frade acrescenta: “Inspirados pelo exemplo de São Francisco, nós Frades e Frades Menores somos chamados a fazer de modo tal que possamos compreender mais profundamente os gritos do povo de Deus, o grito da criação de Deus. Somos convidados através de nossas ações a nos tornarmos místicos e homens de fé que são capazes de perceber a beleza e a maravilha da obra de Deus na vida de nossos irmãos e irmãs e em cada ser vivo, todos criados para participar juntos na glorificação de Deus e para oferecer um serviço de amor e cuidado um do outro.”

O subsídio responde ao pedido manifestado pelos frades no Capítulo Geral de 2015, e dialoga com os documentos precedentes da Igreja e da Ordem Franciscana, de maneira especial com a Encíclica Laudato si’, lançada em 2015.

Frei Michael Perry afirma que é urgente a resposta diante dos desafios atuais, mediante uma mudança de postura na relação com o meio ambiente, adotando um modo mais sustentável de vida.

O subsídio, elaborado pelo JPIC – Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação, traz a questão ambiental sob o ponto de vista de 4 dimensões: bíblica, eclesial, franciscana e científica.

Como ação concreta, o subsídio traz luzes para mudança de comportamento diante do uso e do consumo dos bens, através da avaliação do estilo de vida e o convite para discernir um novo modo de se relacionar com o meio ambiente.

O documento está disponível para download neste link

Fonte: https://www.franciscanos.org.br/?p=112889