Mundo: Missa do Papa Bento XVI reúne milhares de pessoas no Líbano

Papa Bento XVI circula no papamóvel em meio aos milhares de fiéis em Beirute (Foto: Stefano Rellandini/Reuters)

A missa do papa Bento XVI no píer de Beirute, no Líbano, começou neste domingo (16) perante dezenas de milhares de pessoas que não quiseram perder esta ocasião histórica.

Após percorrer em papamóvel as ruas de Beirute, Bento XVI, vestido com uma batina verde, subiu ao altar montado ao ar livre perto ao mar, enquanto era cantado um hino em língua siríaca, usada nos rituais maronitas (cristão de Oriente).

Em seu discurso, o patriarca maronita, monsenhor Bechara Rai, afirmou que esta viagem pastoral de Joseph Ratzinger ao Oriente Médio – em um momento de transformações radicais que ameaçam a segurança e estabilidade – é cheia de esperança.

Durante a missa, o sumo pontífice entregará aos prelados da região a Exortação Pós-sinodal (documento final) do Sínodo de Bispos para o Oriente Médio, que assinou na sexta-feira passada na sede do Patriarcado maronita em Harissa, 28 quilômetros ao norte de Beirute.

Imagem aérea mostra multidão que acompanhou a missa em Beirute (Foto: Bilal Hussein/Reuters)

Em sua homilia, o papa Bento XVI destacou a necessidade de que os cristãos sirvam ‘a quem precisa de ajuda, a quem sente dor e a quem vive em uma situação desfavorecida’, pedindo aos fiéis que aprofundem mais sua fé.

Hoje é o último dia da visita de três dias de Joseph Ratzinger ao Líbano, a primeira a este país em seus sete anos de Pontificado, e a quarta ao Oriente Médio. (Da EFE e G1.globo.com)

Saiba mais…

Papa entrega às comunidades cristãs do Médio Oriente a Exortação Apostólica pós-sinodal: uma guia para o caminho

Foi no final da celebração que teve lugar a solene entrega da Exortação Apostólica “Igreja no Médio Oriente”, aos Patriarcas Católicos e presidentes de conferências episcopais da região. Um momento precedido de uma breve alocução em que o Papa recordou o tema da assembleia sinodal de outubro de 2010: “A Igreja Católica no Médio Oriente: comunhão e testemunho. ‘A multidão dos que se tinham tornado crentes tinha um só coração e uma só alma’.

“Queridos irmãos e irmãs do Líbano e do Médio Oriente, espero que esta Exortação seja uma guia para avançar nos caminhos multiformes e complexos por onde Cristo vos precede”. – disse o Papa. “Possa a comunhão na fé, esperança e caridade ser reforçada nos vossos países e em cada comunidade para dar credibilidade ao testemunho que prestais ao único que é Santo, Deus Uno e Trino, que Se fez próximo de cada homem.

Amada Igreja presente no Médio Oriente (exortou Bento XVI), bebe na seiva original da Salvação que se realizou nesta Terra única e amada entre todas. Avança pela senda de teus pais na fé, daqueles que abriram, com a sua constância e fidelidade, o caminho da resposta da humanidade à Revelação de Deus”.

Fonte: Rádio Vaticano – www.news.va

Ver notícias destaque do Santuário!