Missas e Procissão marcam o Dia do Perdão de Assis em Canindé

Devotos e frades conduzem imagem de Nossa Senhora dos Anjos em procissão para a Basílica de São Francisco das Chagas

Canindé que este ano comemora 258 anos das origens de devoção a São Francisco, realizou ontem uma das festas mais concorridas no meio dos franciscanos: O Perdão de Assis. Missas, procissão, confissões, rezas, marcaram os 800 anos da Indulgência plenária da Porciúncula. Pela primeira vez na história católica da cidade, a imagem de Nossa Senhora dos Anjos, saiu às ruas para ser reverenciada pelos fiéis.

Antes da Santa Missa, a Pastoral da Juventude, fez uma apresentação belíssima de encher os olhos dos presentes, em frente à Basílica, para mostrar na encenação, o real significado do ‘’Perdão de Assis’’. As cenas emocionaram os presentes.

Pároco e reitor do Santuário Frei Marconi Lins inicia a programação na Igreja das Dores

Na Missa presidida pelo pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, Frei Marconi Lins, transmitida ao vivo pelo Canal Católico ‘’REDE VIDA’’, a presença da família franciscana: Frei Sergio Moura, Frei Paulo Santos, Frei Jurandir Caetano, Frei José Domingos, Frei Adimar Colaço e Dom Martinho, que participaram da celebração.

A Basílica ficou lotada. Durante a pregação, frei Marconi Lins fez questão de lembrar-se da história de São Francisco, que em vida sempre buscou ajudar os mais humildes e eis a razão de escolher Canindé para sua morada, pela humildade, simplicidade e carisma de seu povo. Ontem também foi lançado o cartaz da Festa de São Francisco de 2016, que por conta das eleições acontecerá de 06 a 16 de outubro.

‘’Canindé é um pedaço pobre do Sertão, onde seu povo enfrenta dificuldades, mas com a fé e a devoção a São Francisco, tem encontrado forças para levar adiante esse Santuário tão importante na vida de cada um’’, lembrou o frei.

O PERDÃO DE ASSIS

Apresentação sobre o Perdão de Assis, em frente a Basílica de São Francisco

Ontem, a santa madre Igreja, abrindo com materna generosidade os tesouros que por Cristo Senhor lhe foi confiados, deu a seus filhos a possibilidade de lucrar a indulgência plenária da Porciúncula, cuja origem se deve àquela ardentíssima caridade com que São Francisco de Assis, pai seráfico dos frades menores, iluminou e incendiou de amor os lugares e as almas que tiveram a alegria de conhecê-lo. Segundo as crônicas da Ordem, no ano de 1216, após passar a noite em profunda oração, São Francisco teve na pequenina igreja da Porciúncula, nas proximidades de Assis, uma visão de Maria Santíssima e de seu divino Filho. Perguntaram-lhe, naquela milagrosa e singular aparição, que favor ele gostaria de pedir. Zeloso pela salvação das almas, Francisco não demorou a responder-lhes: “Que todos quantos, arrependidos e devidamente confessados, vierem visitar esta igrejinha, possam receber a completa remissão de seus pecados”. Jesus então lhe disse: “É grande o que me pedes; mas o concedo de bom grado, sob a condição de que vá pedir tal indulgência ao meu vigário na terra, o Papa”. Francisco foi às pressas ao encontro do Pontífice reinante à época, Honório III, que, apesar das hesitações da Cúria Romana, acabou por aprovar aquele inusitado pedido. Voltando a Porciúncula poucos dias depois, o pai seráfico exclamou, com lágrimas de alegria, diante do povo e do episcopado da Úmbria: “Irmãos, quero levar-vos todos para o Paraíso!” E assim ficou instituído o chamado Perdão de Assis.

Essa indulgência, válida até os nossos dias, pode ser lucrada todo dia 2 agosto pelos fiéis que, cumprindo as condições usuais, visitarem a pequena igreja da Porciúncula, na Basílica de Santa Maria dos Anjos. No entanto, aos fiéis que não for possível realizar essa peregrinação a Igreja concede a mesma indulgência, bastando-lhes para isso, além de preencher as condições requeridas — confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Santo Padre —, visitar uma igreja catedral ou a matriz paroquial e, nessa piedosa visita, recitar a Oração Dominical e o Símbolo dos Apóstolos. Esse privilégio se estende também a todas as igrejas franciscanas. Ouçamos, pois, o grito que o Evangelho deste dia põe na boca de São Pedro: “Senhor, me salva!” Dirijamos a Deus essa mesma súplica e, de coração contrito, aproveitemos os dons que Ele, por intermédio de sua única e santa Igreja, hoje nos concede. Corramos a lucrar a indulgência da Porciúncula; livremo-nos do Purgatório, socorramos as almas que lá ainda padecem, abramo-nos ao perdão de Deus. — “Irmãos, quero levar-vos todos para Paraíso!”, permanece a clamar.

Santa Missa na Basílica, no dia do Perdão de Assis, também é transmitida pela Rede Vida de Televisão

O Papa Francisco recordou a recorrência do Perdão de Assis, afirmando ser “um forte chamado a aproximar-se do Senhor no sacramento da Misericórdia e também da Comunhão”.

Muitos têm medo de se aproximar à Confissão ao esquecerem que lá “não encontramos um juiz severo, mas o Pai imensamente misericordioso” refletiu o Papa.

“É verdade que quando vamos ao confessionário, sentimos um pouco de vergonha”, prosseguiu o Pontífice, acrescentando que isto acontece com todos. Mas o Papa observa que “devemos lembrar que também esta vergonha é uma graça que nos prepara ao abraço do Pai, que sempre perdoa e sempre perdoa tudo”.

Dia 2 de agosto foi celebrado em todas as paróquias do mundo e em todas as Igrejas franciscanas o Perdão de Assis, ou, a Indulgência da Porciúncula. A origem desta graça está ligada à história da pequena Porciúncula, dentro da Basílica Santa Maria dos Anjos, em Assis, de São Francisco e de toda a Ordem Franciscana.

 Confira algumas imagens da programação do Perdão de Assis em Canindé, com confissões, promissão, apresentação e Santa Missa:

Clique aqui e confira galeria completa!

Colaboração de texto: Antônio Carlos Alves. Fotos: Arquivo da Paróquia, com colaboração Rogério Sales.

Fonte: Equipe de Comunicação de  Mídias Digitais do Santuário (www.santuariodecaninde.com).

Acompanhe mais notícias destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário