Festa de Nossa Senhora das Dores em Canindé: 130 anos de história e fé (Venha participar!)

Pároco frei Marconi com devotos na Festa de Nossa Senhora das Dores, em Canindé

Deu-se inicio no último dia 6 de setembro a Festa de Nossa Senhora das Dores em Canindé. Neste ano a temática da Festa reflete a oração da Salve Rainha, relacionando os festejos ao Ano Santo Da Misericórdia.
Outro motivo de celebração no novenário deste ano são os 130 anos de devoção à Mãe das Dores em Canindé. A Igreja que tem um carinho especial pelos canindeenses e é conhecida como Igreja das Dores foi abençoada no ano de 1886 pelo então Bispo da época, Dom Joaquim José Vieira e foi matriz provisória durante cinco anos iniciando em 1910 após uma Festa de São Francisco, quando a Basílica precisou passar pela grande reforma em suas estruturas.
Os Festejos a Nossa Senhora das Dores, que antes eram celebrados em forma de tríduo, já faz parte do calendário das Romarias. Romeiros vindos de vários estados vem a Canindé pagar suas promessas e procuram sempre fazer a experiência da Mãe de Misericórdia.
A programação dos festejos inicia às 18h com a oração do terço ou do ofício de Nossa Senhora e logo após, às 19h, acontece as Celebrações Eucarísticas. Na parte social barracas e promoções animam o novenário. A Festa deste ano tem como tema “Salve Rainha mãe de misericórdia” e segue até o próximo dia 15 de setembro.

Confira programação de encerramento:

Saiba mais…
A SALVE RAINHA

A “Salve Rainha” é uma das orações mais populares entre os católicos. Ela é atribuída ao monge Hermannus Contractus que a teria escrito por volta de 1050, no mosteiro de Reichenan, na Alemanha. Experimentando as piores misérias na Europa Central, como por exemplo epidemias , miséria, fome etc o monge vivenciava “os vales lagrimas” presente na oração.
Frei Contractus tinha consciência da triste época em que vivia, mas tinha outras razões, além disso tudo. Conta a sua históira que ele nasceu raquítico e disforme; adulto, mal conseguia andar e escrevia com dificuldade, de mirrados que eram os dedos das suas mãos. Sua mãe Miltreed, mulher muito piedosa, ergueu-se então do leito e, lá mesmo, consagrou o menino à Mãe de Deus. Consagrado a Ela, foi educado no amor e na confiança em relação a Ela.
Foi no fundo de todas essas misérias, que a alma de Frei Contractus elevou à “Rainha dos Céus” esta prece, mescla de sofrimento e esperança, que é a “Salve Rainha”.
Nos quase mil anos que se passaram desde que Herman Contractus compôs a “Salve Rainha” uma multidão incontável de fiéis tem se identificado como os sentimentos que ela expressa, vivendo desde sua aflição à doce esperança que inspira sempre a amável Mãe do Nosso Salvador.

Fonte: Equipe de Comunicação de Mídias Digitais do Santuário. Fotos: Roberto Alves

Ver mais notícias destaque do Santuário, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário