Chega ao fim de mais um Capítulo da Província Santo Antônio do Brasil

Após dez dias de muito estudo, debates, reuniões, momentos de espiritualidade, chega ao final de mais um Capítulo Provincial, tendo se encerrado no último dia 13 de janeiro, com uma animada Celebração Eucarística.

Desde o dia 3 de janeiro, os Frades Menores da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, estiveram reunidos no convento de Santo Antônio, em Lagoa Seca, PB, para celebrar o Capítulo Provincial, tendo finalidade avaliar e planejar a vida e missão dos Frades Menores, levando em conta a presença e o testemunho nos lugares e realidades onde os mesmos estão presentes: no nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), também no Pará, na Missão entre os índios Tiriyó, na fronteira com o Suriname, na Casa de Apoio à Missão, em Belém, e na Alemanha.

No Capítulo foi definido o governo da Província, isto é, a equipe de animação da vida e missão dos 150 frades que formam nossa Fraternidade, que é formada pelo ministro provincial, vigário provincial (ou vice-provincial) e seis definidores (conselheiros).

O tema do Capítulo foi: “Partindo novamente do Evangelho, somos uma Fraternidade em missão”. “Com esse tema queremos voltar a nossas origens e encontrar São Francisco nos dizendo “Esta é a regra e a vida dos frades menores: observar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade” (RB1,1). O Evangelho, que é o próprio Jesus, mudou a vida de Francisco de Assis, fazendo-o um homem novo, disposto a viver pobremente, anunciando pelo exemplo e pela palavra o amor de Deus para com toda a humanidade e todas as criaturas, afirmou o reeleito Ministro Provincial, Frei Marconi Lins, Ofm.

Desafios e perspectivas da Província Santo Antônio

No Capítulo foram vistas a realidade da Província Santo Antônio, avaliando o caminho percorrido nos últimos seis anos (2006-2011) e buscando identificar os sinais de vitalidade e de debilidade de vida e missão.

“Somos chamados a fortalecer nossa vida de frades menores, priorizando a formação permanente e inicial, vivendo mais centrados no Evangelho, fortalecendo a vida em comum – a fraternidade, a oração – e tendo coragem de trabalhar o redimensionamento e a reestruturação de nossas presenças. Temos consciência de que somos poucos – só 150 frades – espalhados num vasto espaço missionário (norte, nordeste e Alemanha), assumindo 16 paróquias e outras presenças e serviços pastorais. Neste Capítulo, experimentamos a força renovadora do Espírito Santo, pela participação de muitos frades jovens assumindo a animação, a litúrgica, as tarefas essenciais como secretaria, o cuidado com a saúde dos capitulares e redesenhando o rosto de nossa Fraternidade provincial com a jovialidade e a esperança.

Como nosso pai e irmão São Francisco, queremos elevar nosso Cântico das Criaturas ao Altíssimo e bom Senhor, que nos fez viver dias tão importantes para todos nós frades desta Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Nestes dias sentimos a presença e a solidariedade de muitas pessoas amigas, sobretudo dos lugares onde estamos presentes, rezando por nós, enviando mensagens e nos dizendo que esperam que sejamos verdadeiros franciscanos, seguidores de Jesus Cristo como foi São Francisco de Assis”, afirmou o reeleito Ministro Provincial, Frei Marconi Lins, Ofm.

Veja algumas imagens do encerramento do Capítulo Provincial 2012:

Definições para o Santuário de São Francisco de Canindé

Os frades de Canindé estiveram participando do Capítulo Provincial, sendo eles Frei Jean Souza (Guardião e Definidor) e os frades que compõem parte da comissão dos delegados do Regional Ceará: Frei João Amilton (Reitor e Pároco do Santuário de Canindé) e Fr. José Domingos (vigário paroquial de Canindé).

Em breve traremos as principais novidades para o próximo triênio da administração dos irmãos franciscanos menores. Pela importância do Santuário de Canindé dentro do contexto da evangelização será uma das prioridades da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.

Acompanhe mais notícias no Blog da Província de Santo Antônio.

Fonte: Blog da Província Santo Antônio, (ofmeventos.blogspot.com) e Equipe de Comunicação do Santuário.