Trajeto “Caminhos de Assis” será inaugurado com caminhada, nesse dia 03 de abril

A religiosidade é uma marca do cearense, sobretudo do sertanejo. Em nome da devoção a São Francisco de Assis, foi erguida no município de Canindé uma igreja consagrada ao santo, que recebe anualmente centenas de milhares de devotos em romaria.
Para dar melhores condições a esses peregrinos e fomentar o turismo religioso, uma atividade com forte vínculo com a cultura local, o Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo (Setur), construiu um trajeto composto por cinco estações, conhecido como Caminhos de Assis.
A inauguração do percurso acontece nesta terça-feira (03), com o Governador Cid Gomes, acompanhado do  secretário do Turismo, Bismarck Maia e autoridades, perfazendo o trajeto que se inicia em Maranguape. A saída aconteceu terça-feira, dia 03,  por volta das 20h30, da localidade de Ladeira Grande (entroncamento entre as CE-226 e CE-119). E ainda nesta quarta-feira (04) as autoridades participarão da celebração de 09 horas da Basílica de Canindé, onde também será o marco final do trajeto.

Dados da Obra
O percurso entre os dois municípios tem 136,43 quilômetros de extensão, onde ao longo dele foram construídas as estações. Nas obras, foram investidos R$ 1.583.196,94 milhões, oriundos do Tesouro do Estado. O trajeto recebeu as estações de Penedo, Amanari, Juvenal, Inhuporanga e Caridade, todas com espaços dedicado às orações e recolhimento espiritual.  Cada estação conta também com dormitório coletivo, banheiros, refeitório, oratório e obelisco, dotados de energia elétrica e aptos para tornar o percurso mais confortável e seguro.

Caminhos de Assis
Saindo da Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Maranguape, mais conhecida como Igreja Matriz, o trajeto passa por mais nove localidades (Tabatinga, Penedo, Papara, Amanari, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga, Fazenda Cotendas, Caridade e São Domingos), até chegar à Basílica.

O trajeto passa também por edificações históricas, como a Capela de Santa Terezinha; Igreja São João Batista; e Capela Santa Luzia, nas localidades de Papara, Amanari e Inhuporanga, respectivamente.

Estações
Penedo, Amanari, Lagoa do Juvenal, Inhuporanga, Caridade.

Trechos dos Caminhos de Assis
Maranguape – Tabatinga = 14,21 Km
Tabatinga – Penedo = 10,14 Km
Penedo – Papara = 8,55 Km
Papara – Amanari = 12,13 Km
Amanari – Lagoa do Juvenal = 19,33 Km
Lagoa do Juvenal – Inhuporanga = 15,10 Km
Inhuporanga – Caridade = 25,40 Km
Caridade – Canindé = 19,00 Km

Saiba mais…
Conversa com a comunidade franciscana de Canindé
O Governador Cid Gomes, também participará de uma reunião com os franciscanos no Convento Santo Antônio, para discutir soluções para dificuldades que vem passando o Hospital Regional São Francisco de Canindé.

Veja fotos de alguns momentos

Fonte: Assessoria de Imprensa da Setur, Governo do Estado (www.ceara.gov.br), texto com adaptações, e Equipe de Comunicação do Site Santuário de Canindé.

Fotos: Antonio C. Alves, Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado e Arquivo da Paróquia.