Arquidiocese de Fortaleza apoia Campanha contra o Sarampo

Representantes da Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza estiveram em audiência nessa quarta, 28, com o Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor João Jorge Corrêa Filho, solicitando o apoio da Igreja Católica na prevenção e combate ao surto de Sarampo que está acometendo a população cearense. Em carta entregue ao religioso a senhora Maria do Perpétuo Socorro Martins Beckenfeld, Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza diz: “Sabemos da importância e capilaridade da Igreja Católica e portanto, das condições de disseminação que um alerta sobre esta campanha pode ter, trazendo benefícios para todas as famílias e consequentemente toda a comunidade. No intuito de facilitar a transmissão desta informação estamos sugerindo um texto que pode ser lido como aviso nos finais das celebrações.”

A Arquidiocese consciente de sua missão em defesa da vida, e vida em abundância, se comprometeu na divulgação da campanha junto as Paróquias, Área Pastoral e comunidades. A campanha da Secretaria da Saúde e abraçada pela Igreja Católica consiste em alertar os cearenses sobre o perigo do Sarampo e o chamamento para vacinação gratuita nos Postos de Saúde.

Segundo Monsenhor João Jorge, o texto abaixo deverá ser lido no final das celebrações da Santa Missa em todas as Paróquias da Arquidiocese de Fortaleza.

Sobre a Campanha contra o Sarampo

No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%. Contudo, em virtude do grande tráfego internacional de pessoas oriundas de países onde esta doença não foi erradicada e o contato destas, com pessoas não vacinadas no Ceará, o Sarampo veio a ressurgir após 15 anos de intensas campanhas encetadas pelo Poder Público.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. É uma doença altamente contagiosa e de caráter epidêmico e potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Seus sintomas são além das manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar ainda: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo. As consequências desta doença são graves, podendo levar a óbito, ou provocar cegueira.

Considerando o risco a que estão expostas a população de até 49 anos de idade, mas, sobretudo as crianças, a partir de 6 meses de idade, precisamos alertar as famílias a buscar a vacinação em nossas unidades, composta de 93 Postos de Saúde, localizados por toda a cidade de Fortaleza.

Informações na Secretaria de Saúde de Fortaleza (85) 34526609.

Arquidiocese de Fortaleza, 100 anos: Boa Nova em Novos Tempos!

Fonte: Pascom (Pastoral da Comunicação) da Arquidiocese de Fortaleza e Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário