26ª Motorromaria de Fortaleza a Canindé reúne devotos de São Francisco

Todos os anos o Santuário de São Francisco das Chagas acolhe milhares de romarias: a pé, a cavalo, bicicleta, motocicleta, pau-de-arara, ônibus, outros. Os devotos não medem esforços para estar mais próximo do Santo, para pedir proteção, fazer oração, pedidos, ou mesmo cumprir promessas.

No dia 16 de Setembro a cidade de Canindé, localizada a 120 km da Capital cearense, recebeu uma das maiores romarias de motociclistas do mundo, com a 26ª Motorromaria de Fortaleza.

Saindo da Avenida Mister Hull, Fortaleza, por volta das 7h45, pelo trajeto da BR-020 em direção a Canindé, a romaria reuniu segundo a organização cerca de 40 a 50 mil motociclistas.

A chegada na cidade da fé aconteceu por voltas das 10h30, e os devotos foram em direção a Praça dos Romeiros para concluir o trajeto recebendo a Bênção de São Francisco, pelo Pároco e Reitor do Santuário, Frei João Amilton, OFM.

A programação continuou com visita aos pontos de romarias do Santuário, como a Basílica, Zoológico, Museu, Estátua de São Francisco, entre outros.

Confira algumas imagens que fizemos durante a bênção, na Praça dos Romeiros.

+ Fotos poderão possivelmente estar disponíveis em breve. Aguarde!

Saiba mais…

Operação de apoio a Romaria

Durante a motorromaria, a Polícia Rodoviária Federal fez a operação mão única. Contando com reforço de 70 policiais, 18 viaturas, um caminhão guincho de grande porte, 02 motociclistas paramédicos com outros voluntários de apoio e 01 ambulância do SAMU.

A PRF fez a condução com batedouros durante todo o percurso, e segundo a mesma uma novidade desse ano seria o acompanhamento na viagem de volta, com policiais disciplinando o trânsito. Orientando os motociclistas a agir com o máximo de prudência, visando impedir ultrapassagens arriscadas e o abuso de velocidade. De acordo com a PRF, também teria fiscalização de alcoolemia.

Outra novidade ficou por conta da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/Canindé, com a produção de folhetos educativos, entregues pela Pastoral do Acolhimento do Santuário, para o trânsito seguro dos motociclistas, com o informe: “Respeite a Vida, se dirigir não beba!”.

O transito tanto na cidade como nas vias seria intenso, e sabemos que o mais importante em uma romaria, como um momento religioso, é uma viagem tranquila com responsabilidade, pois é isso que São Francisco quer de todos os irmãos e irmãs – o respeito à vida.

Uma verdadeira romaria de fé

Uma das preocupações do Santuário é fazer com que as romarias que cheguem a Canindé busquem viver os princípios fundamentais da fé, fazendo desse momento um retiro espiritual, encontro de vida, penitência e oração. “Confundir a romaria apenas como um momento de lazer” perde o seu sentido, o que pode ser passível, e isso não possibilita o cristão a uma mudança de vida, uma conversão interior, por isso é importante que o devoto aproveite bem esse momento de visita e permanência no Santuário. Pense nisso devoto de São Francisco!

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Ver mais Notícias Destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário