16 de julho: dia da canonização de São Francisco

Em 16 de julho de 1228 aconteceu a solene canonização de São Francisco, em Assis, presidida pelo papa Gregório. Foram convidados vários bispos, abades, padres, reis, condes e cavaleiros, vindos das regiões e Países mais longínquos. Havia também uma enorme de homens e mulheres de todas as idades.

O papa pregou a todo o povo, anunciando as mensagens de Deus. Falou sobre São Francisco, relembrando, entre lágrimas, a sua conversão e enaltecendo a sua simplicidade vivida durante toda a vida. Logo após a homilia foram apregoados todos os milagres realizados por intercessão de São Francisco. A partir daí a emoção tomou conta de todos durante a celebração. Todos os presentes choraram: o papa, os bispos, os padres e o povo.

Ao final, o papa Gregório o declarou santo e determinou que sua festa fosse celebrada no dia de sua morte.

Uma vez que o Santo Padre se encontrava em Assis, aproveitou a ocasião para visitar Santa Clara no mosteiro de São Damião, como era seu costume, sempre que possível.

Nesta visita fez-lhe a famosa proposta de dispensá-la do voto de pobreza, já que achava que as Senhoras Pobres viviam num rigor muito exagerado, por estarem obrigadas a isto devido ao voto que haviam feito. Ele se preocupava com o sustento e a saúde das Irmãs, visto que elas, como São Francisco e seus frades, não aceitavam ter qualquer tipo de propriedade. Isto era algo que o papa e a Igreja não conseguiam compreender, por mais que tentassem. Por este motivo, propôs dispensá-la do voto de pobreza. Santa Clara lhe respondeu que de modo algum queria tal dispensa; queria apenas ser desligada de seus pecados.

O papa Gregório IX, apesar de todo o amor e amizade que nutria por São Francisco e Santa Clara de Assis, apesar de fazer questão de manter uma convivência estreita com eles, nunca irá compreender este ideal de viver “sem nada de próprio” e de seguir na íntegra o “Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Horários de missas na Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé: 

1º Período do ano: 04/Fev a 16/Set
Segunda à Sexta: 6h; 9h e 18h
Sábado: 6h; 9h; 16h e 18h
Domingo: 5h; 7h; 9h; 16h e 18h
 
2º Período do ano: 17/Set a 03/Fev
Segunda à Sábado: 6h; 9h; 16h e 18h
Domingo: 5h; 7h; 9h; 11h; 16h e 18h 
 

Imagem reprodução: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Veja mais Notícias Destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário