12ª Edição do Dia do Romeiro em Canindé (Confira a programação!)

Com o tema: ‘’A HISTÓRIA DE NOSSA PARÓQUIA PASSA PELO CAMINHO DOS ROMEIROS’’, NO BICENTENÁRIO DA PARÓQUIA E NOS 100 ANOS DA CONSAGRAÇÃO DO SANTUÁRIO, o santuário-paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé, realiza no próximo dia (3), de fevereiro o Dia do Romeiro, na sua 12ª edição.

A data instituída pela lei nº 1.872/05 de 02 de março de 2005 pela gestão municipal é apoiada pela Paróquia de São Francisco das Chagas, e, tem como objetivo homenagear os romeiros peregrinos e todos os devotos, que além de expressar a sua fé e devoção, contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Para os fiéis, assim como para o Pároco e Reitor do Santuário-Paróquia, frei Marconi Lins, que coordena pela terceira vez a festa, a data representa um momento de integração e também de aprendizado. “Quem vem aqui fica entusiasmado e sai radiante, numa demonstração de fé e devoção a São Francisco, no caminhado profundo ao santo vivo, como fez Jesus. O Dia do Romeiro é um dia de ação de graças, para que os fiéis tenham amor profundo por São Francisco e pelo santuário”, diz o frade.

Programação no Santuário

De acordo com o coordenador de liturgia do Santuário-Paróquia Cirano Allyson, a programação da festa do Romeiro contará com missas celebradas às 6, 9, 16 e 18 horas, na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e confissões no Complexo Frei Damião o dia todo. Após missa solene em Ação de Graças ao Dia do Romeiro, que será transmitida ao vivo pela REDE VIDA de televisão, uma procissão com a imagem primitiva de São Francisco deverá reunir a população católica e os romeiros pelas principais ruas de Canindé. Após a procissão, será realizado o encerramento dos festejos com a bênção na Praça da Basílica.

Programação cultural promovida pelo município

Depois do retorno da imagem ao nincho de onde sai apenas nesse dia e no dia de São Francisco, dia 03 de outubro serão realizadas várias homenagens aos responsáveis pelas romarias e aos que contribuem para o bom desempenho e atendimento aos romeiros durante todo ano de 2016, além de apresentações culturais na Praça Thomaz Barbosa.

A prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, também participará das festividades. ‘’A festa é da Paróquia, mas estamos presentes, porque entendemos que é necessária essa parceria. Quem vem ao santuário, vem para ver São Francisco’’, frisou a gestora.

O caminho dos romeiros

Frei Joãozinho Sanning observa que o dia é uma tradição dos devotos de alguns Estados do Nordeste. “É comum nesta data os devotos fazerem uma romaria passando por Juazeiro do Norte, seguindo para Canindé. Romeiros são especiais, pois refletem a espiritualidade franciscana. “A romaria representa a nossa caminhada da vida rumo ao céu, cada dia renovando a esperança”. Caminhamos em busca de Deus e da sua justiça. O primeiro peregrino da Bíblia foi Abraão, que saiu de sua terra natal e seguiu pelo mundo peregrinando para difundir a Palavra de Deus”, explica frei Joãozinho.

“No dia do romeiro, os devotos são iluminados pela festa em Juazeiro, cantam com São Francisco, ‘onde há trevas que eu leve a luz’. Realmente os romeiros são uma luz neste mundo materialista e egoísta. Eles são chamas vivas de fé e também de esperança. Com seus romeiros, São Francisco nos exorta, para que todos nós sejamos luz por nossa ação, servindo de luminoso exemplo aos outros”, observa o franciscano.

Para ele, a vela acessa é símbolo de uma fé viva. “Recebemos esta vela no nosso batismo e a acendemos em nossas celebrações cantando: ‘A nós descei divina luz, em nossas almas acendei o amor de Jesus’. Depois desse momento, todos aguardam pelas chuvas. O povo agricultor cuida do plantio e espera pela época da Festa de São Francisco para reiniciar suas romarias”.

Com informações do Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé

Texto e foto de Antônio Carlos Alves. Artes: Setor de Comunicação do Santuário

Ver mais notícias destaque do Santuário!