04 de agosto: Dia do Padre

Canindé, no Sertão Nordestino, que abriga o maior santuário franciscano das Américas e realiza a segunda maior romaria em homenagem ao padroeiro da cidade no mundo, perdendo apenas para Itália terra natal de São Francisco, comemora amanhã o dia do padre.

O padre é um dos membros do clero da Igreja Católica, um sacerdote consagrado por um bispo cuja missão é evangelizar, celebrar a Eucaristia (missa), ouvir confissões, ministrar o batismo, o sacramento da cura, abençoar os fiéis.

Historicamente, a figura do padre é de grande importância, pois era uma pessoa de muita influência junto à comunidade. Um sacerdote deve estudar muitos anos até receber a ordenação.

Celebração na Basílica de São Francisco das Chaga de Canindé

Os padres católicos podem pertencer a uma ordem religiosa como os franciscanos (vivem em Canindé), vicentinos, jesuítas e um sem número de outras. Essas possuem um “carisma” próprio, seja ele educacional ou de cuidado aos doentes, e vivem sob a supervisão de um superior.

Já os padres diocesanos estão ligados diretamente ao bispo de sua diocese e tem como missão cuidar dos seus paroquianos.

Na Igreja Católica, a figura do padre é considerada semelhante à de um “pai” (padre), que intercede por seus “filhos” (fiéis) em nome de Deus e Jesus Cristo.

Mensagem para o Dia do Padre

Celebração no Santuário de São Francisco das Chagas

Padre, foi Deus quem te fez para o mundo, para a nossa igreja, para nós. Tu és amigo, irmão… pastor. Tua vida é exercício de amor. É doação silenciosa. É testemunho eloquente. É vocação vivida todos os dias. Somos felizes por sua existência!

O teu jeito de viver é edificante, fala mais que muitas palavras, porque expressa através das obras. Viver assim faz a maior diferença! Que bom que tu existes! Deus seja louvado!

Origem do Dia do Padre

O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, comemorada desde 1929, quando o Papa Pio XI, o proclamou padroeiro dos padres e das demais pessoas que servem aos ensinamentos de Deus.

João Maria Vianney nasceu na França, em 1786, e foi considerado um dos mais notáveis conselheiros do mundo católico em sua época. O Papa Pio XI o canonizou em 1925.

Homenagem ao Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, Frei Marconi Lins, ao Pároco Frei Jonaldo Adelino, a Frei Osmar da Silva e tantos outros franciscanos que abraçaram a causa da humildade, da bondade, da simplicidade, do amor pelo irmão, enfim a vida que levam em defesa da evangelização.

PARABÉNS!

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves