Imagem de São Francisquinho é restaurada

São Francisquinho restaurado já se encontra exposto para devoção dos fiéis. Esta que é a primeira imagem do pai seráfico chegou a Canindé em 1775, um presente do sargento-mor português Francisco Xavier de Medeiros. Segundo a tradição ele foi o responsável pela construção da primeira Igreja de Canindé dedicada a São Francisco, que veio a se tornar atual Basílica.

O trabalho de restauração da imagem durou dois meses. “Percebemos a imagem um pouco danificada, a pintura envelhecida e bem diferente da original, se compararmos com fotos antigas do monumento”, explica Aglairton Agostinho, sacristão da Paróquia-Santuário, que acompanhou todo o processo de restauração.

A última restauração da imagem de São Francisquinho foi feita por um frade em 2005

“Decidimos, então, de retornar com as características originais da imagem, trabalho que foi feito pelo Fabrício Costa, mesmo artista plástico restaurador da imagem de São Francisco que fica no altar principal”, explica Aglairton.

Imagem de São Francisquinho tem 246 anos

São Francisquinho restaurado teve as cores reavivadas e o rosto realçado. A imagem já está no altar na entrada da Basílica. “Vale dizer que esse altar barroco, todo feito de madeira, é ainda da primeira Igreja de São Francisco. A peça totalmente conservada foi colocada na Basílica por Frei Carlos Antonio, para acolher a imagem de São Francisquinho,antes postada em um nicho, na Sala dos Milagres“, explica o sacristão.

A última restauração da imagem que neste ano completa 246 anos em Canindé aconteceu no ano de 2005. “Foi o Frei Manuel Sales quem restaurou a imagem a pedido do então Pároco-Reitor do Santuário Frei Carlos”, relata.

Uma resposta

1. Fico muito feliz com a restauração da Imagem de São Francisquinho, agora com as cores reavivadas e o rosto realçado.
    Parabéns a toda equipe
    abraços,