Finalizando a programação do Dia de São Francisco, celebrado neste último dia quatro (4) de outubro, o Santuário dedicado ao santo, realizou uma celebração que contou com a benção de Envio de todos os funcionários, voluntários, contratados e todos que prestarão serviço nos Festejos deste ano. A Missa foi celebrada na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e foi presidida pelo Reitor do Santuário, Frei Gilmar Nascimento, OFM, e concelebrada por Frei Antônio Rodrigues, OFM, guardião da fraternidade franciscana local.
Ainda nos ritos iniciais, aqueles que exercerão algum tipo de atividade na Festa deste ano, entraram com a réplica do painel de São Francisco das Chagas acompanhados com animação pela assembleia. A liturgia do dia seguiu de acordo com a liturgia própria para o dia do Santo que amou os pobres e ficou conhecido por sua grande relação com a Criação.
Na homilia, Frei Gilmar direcionou suas palavras a partir do canto franciscano que mostra que a Felicidade pode estar também no seguimento do exemplo de São Francisco e segundo a liturgia do dia que é uma chave de como podemos conquista a alegria vivida por São Francisco de Assis. O frade partilhou que a primeira leitura resume bem o que o próprio Francisco por meio da humildade abraçou: a vontade do Senhor. Passando pela segunda leitura, Frei Gilmar apresentou que São Paulo nos lembra que somente quem assume a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo é capaz de transmitir a sua proximidade com Jesus. Dirigindo a homilia sobre o Evangelho, o reitor destacou que só quem tem o coração aberto é capaz de acolher o Amor de Deus em sua vida. Quem deseja fazer a vontade de Deus tem que se fazer humilde, assim como foi compreendido e vivido por São Francisco.
Ao final da reflexão, Frei Gilmar lembrou aqueles que prestarão serviço na Festa que se queremos ser mais felizes a exemplo de Francisco, devemos seguir algumas virtudes deixadas pelo santo como a acolhida, o aconchego e abraço a Jesus. “Estamos nos preparando para mais uma Festa de São Francisco, e para que ela seja bonita não depende somente de nós frades, mas de todos. E peço, quando se sentirem cansados e fadigados pelo serviço, pare e procure o Senhor que nos dá sabedoria necessária. Que nestes dias nos aproximemos mais de Jesus para que verdadeiramente possamos ser mais felizes como São Francisco”, frisou o celebrante.
Ao final da celebração Frei Gilmar dirigiu uma bênção de envio para todos os que prestarão serviço durante a Festa de São Francisco e lembrou os compromissos dos próximos dias com a abertura dos festejos que acontece na madrugada do dia 6 de outubro.
Colaboração de texto: Roberto Alves – Sala de Imprensa do Santuário
Fotos: Rafael Viana