Santuário de Canindé na mística do Advento a caminho do Natal do Senhor

O tempo do Advento é vivenciado desde o século IV pelas Comunidades cristãs com momentos religiosos de jejuns e orações que faziam com que os batizados pudessem se preparar para a Epifania do Senhor. Ao longo do tempo, este tempo litúrgico foi ganhando característica e espaço nas comunidades. Em nossos dias é possível notar que durante este tempo que deu início no último domingo e segue até o dia 24 de dezembro a Igreja se reveste da cor roxa, fazendo um chamado a conversão e vigilância, as flores e o glória são guardados para a noite santa do Natal e ainda alguns símbolos nos motivam viver este tempo como a Coroa do Advento e o Presépio.

Também já é possível encontrar em ambientes como no comércio, nos espaços públicos e nas residências decorações natalinas. As guirlandas, arvores de Natal e os enfeites coloridos nos despertam para a mística vivida neste tempo que por vezes é destoada pelo lucro. Precisamos vivenciar e buscar centralizar o verdadeiro sentido deste período a Igreja nos oferece a partir de seu Calendário litúrgico um tempo de preparação, onde toda a decoração externa, deve refletir como está o nosso coração para o nascimento de Jesus.

A coroa do Advento é composta por quatro velas com cores diferentes que são acesas a cada domingo marcando o tempo do Nascimento de Jesus e nos convidando a viver o amor, a esperança, a alegria e a paz.

Em Canindé, no Santuário dedicado a São Francisco, que com amor contemplou e propagou o mistério da encarnação de Jesus este tempo também ganha um lugar especial convidando a todos os romeiros e devotos, a assim como dizia o santo a também hoje ver a humildade de Deus e derramar diante dele o coração.

Seguindo o que é próprio desse tempo do Advento, o Santuário neste período procura ser um espaço favorável para este tempo vigilante e se torna uma seta no caminho rumo ao Natal do Senhor. A liturgia própria das celebrações aprofunda os mistérios da encarnação e da segunda vinda do Senhor, os símbolos externos nos convidam a preparar o presépio que também é nosso coração e uma programação com novenas, momentos culturais e de orações se tornam exercícios concretos para bem celebrar o tempo natalino.

Presépio começa a ser montado na Quadra da Gruta

Um dos pontos procurados neste tempo entre os espaços do Santuário é o Presépio montado na Quadra da Gruta que mostra através de imagens o que está escrito nos Evangelhos acerca da noite do Nascimento de Jesus. Seja para um registro fotográfico, para a oração ou mesmo admiração, os devotos se aproximam do espaço sagrado e logo são convidados a assim como São Francisco no Natal de Greccio de 1223 a contemplar o mistério da encarnação do Senhor.

O presépio traz além das imagens narradas nos Evangelhos, a figura de São Francisco lembrando a sua contribuição para a criação deste símbolo natalino

Francisco é conhecido na tradição da Igreja como o criador do primeiro presépio. As fontes franciscanas narram que o santo durante uma visita a uma cidade italiana pediu a um amigo para que naquela noite natalina, pudessem mostrar para todos de forma visível como Jesus foi posto no presépio e como foi envolto pelos animais em uma estribaria. São Francisco ainda pedia para que seus frades pudessem passar a carne pelas paredes para que a partir também o olfato os irmãos pudessem lembrar que o Rei da Majestade se fez carne e habitou entre nós e ainda que nenhum animal ficasse sem alimentação naquela noite santa.

Seguindo esta espiritualidade franciscana, o Santuário de Canindé também se torna neste tempo um espaço propicio para a contemplação deste mistério se preparando ainda para oitavo centenário do Presépio de Greccio a ser celebrado em 2023 por toda a Família Franciscana. No itinerário rumo a Belém, os peregrinos em romaria são inseridos neste caminho natalino e assim como São Francisco também se tornam testemunhas vivas de que Cristo nasce em nossos corações.

Texto e Fotos: Roberto Alves