Programação dominical no Santuário conta com a presença da réplica da Imagem de Santa Luzia

Romeiros provindos do Maranhão, Piauí, Paraíba, Ceará e outros estados do Brasil estiveram presentes no Santuário de São Francisco das Chagas neste final de semana. No meio de toda uma multidão, um grupo de forma especial ganhou um espaço na celebração das 9h. Vindos de Mossoró no Rio Grande do Norte, os peregrinos traziam a Réplica da Imagem de Santa Luzia da Diocese mossoroense que visitou vários espaços da Paróquia e Santuário desde o último dia 25 de novembro.

A réplica da Imagem de Santa Luzia veio acompanhada de uma relíquia da mártir despertando a devoção e o carinho dos romeiros no Santuário de Canindé

Logo após a acolhida da equipe celebrativa, foi também introduzida na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes a Imagem peregrina, acompanhada de testemunhos de fé, emoção e alegria pela presença da santa que é rogada como protetora dos olhos. Ao som de cantos tradicionais e aplausos, a imagem juntamente com a relíquia da mártir permaneceram até o final da celebração sendo lembrada pelo seu testemunho de amor ao Senhor.

O sentimento de alegria e gratidão também estavam presentes naqueles que estiveram em peregrinação nestes dias em Canindé. Eduardo Freire um dos coordenadores da comitiva da visita da Imagem, ao final da celebração agradeceu a todos pelo carinho e a devoção com Santa Luzia e reafirmou o que Frei Gilmar Nascimento, reitor do Santuário ver como importante nesta peregrinação: a união e a comunhão entre a comunidade franciscana de Canindé com a Diocese de Mossoró, se unindo na missão de ser um sinal de fé e esperança na vida do povo nordestino. Eduardo frisando esta unidade lembrou a devoção que o povo cearense tem para com Santa Luzia e o quanto centenas de mossoroenses chegam à Canindé durante todo ano em especial nesta época natalina.

Este domingo deu início ainda o Tempo do Advento e a partir das leituras e reflexões, Frei Gilmar convidou a todos os fiéis para preparar o coração para a vinda de Jesus e pediu para que fosse aguçado o desejo de vigilância e atenção. A partir de toda mística do novo tempo litúrgico a presença da Imagem de Santa Luzia serviu ainda como um sinal, para que assim como ela, uma Virgem prudente, os devotos também conseguissem manter-se fiéis ao Senhor tendo sua esperança e seus olhos fixos n’Ele.

A imagem segue em peregrinação pela Diocese de Mossoró, onde a partir do próximo dia 1º celebra sua padroeira até o dia 13 de dezembro. Na mesma data, a mártir também é celebrada em Canindé em um Capela no Bairro que traz o nome da Santa.

Fonte e Fotos: Roberto Alves