Paróquia-Santuário celebra nessa quarta-feira o início da Quaresma

“Eis o tempo de conversão!”

Nesta Quarta-feira de Cinzas (14) a Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas celebra o início do período Quaresmal, que antecede a preparação da Páscoa cristã. Neste tempo, o povo tem a oportunidade de vivenciar e reconhecer o quanto somos necessitados da graça de Deus, e com isso a Igreja nos propõe a caminharmos seguindo os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em oração, jejum e caridade.

Neste dia é de costume que católicos recebam as cinzas em suas cabeças, em celebrações na qual o sacerdote prega o versículo “Convertei-vos e crede no Evangelho!’” (Mc 1, 12-15).

Celebrações acontecem durante todo o dia: 6h, 9h, 16h e 18h na Quadra da Gruta do Santuário e às 8h na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores

Confira algumas imagens da santa missa no Santuário:

Fotos: SerCom do Santuário, colaborador Rogério Sales.

Saiba mais…

“És pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19)

A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, período de quarenta dias que a igreja revive os dias em que Cristo foi para o deserto. A Quaresma termina no Domingo de Ramos, data na qual se inicia a Semana Santa. As cinzas recebidas pelos fiéis vêm da queima dos ramos bentos dos anos anteriores.

Deve-se fazer jejum nesta quarta. Para a Igreja Católico, o jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas e também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos.

O simbolismo das cinzas é recordar o versículo inicial da Bíblia, “és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19). Neste dia, nos lembramos da finitude da vida e nos preparamos para vivenciar a Paixão e a Ressurreição de Cristo.

Campanha da Fraternidade 2024

Durante a santa missa foi apresentado o tema da Campanha da Fraternidade (CF 2024) – CNBB, com o tema: “Fraternidade e amizade social”, e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), como também é vivenciado nas paróquias e dioceses brasileiras.