Painel de São Francisco das Chagas completa 130 anos

Lembrança da romaria de São Francisco das Chagas, com a tradicional procissão do Painel para as noites de novena

O painel de São Francisco das Chagas, que arrasta multidões no período dos festejos alusivos ao padroeiro de Canindé, que abriga o maior santuário franciscano das Américas, nesse dia 24 de setembro de 2020, completa 130 anos.

Criado em 1890, pelo padre Manoel Cordeiro da Cruz, o orgulho do povo de Canindé, tronou-se a relíquia para Igreja Católica. Nesta mesma data ele saiu em procissão nos festejos.

Depois de muitos anos fazendo parte da segunda maior festa franciscana do mundo, e ficar um pouco danificado, ele foi restaurado em 1989 por Maria Vieira, quando em vida uma devota do santo.

A última estampa com a pintura da face do santo feita no painel foi pelo artista plástico Antônio Vieira Ferreira (Lisboa), grande responsável pelo trabalho de restauração deste belo painel que hoje embeleza a Festa. Ele não restaurou em cima da pintura antiga somente; fez uma nova pintura.

Para muitos romeiros a relíquia representa o próprio São Francisco, e não são poucos os que querem ter a honra de levá-lo consigo um momento, de aproximar-se do Santo tão próximo deles, de manifestar seu carinho e afeto, e dizer que carrega nos ombros, mas, desde muito tempo, já o têm em seus corações.

Neste ano, devido a pandemia, nossa festa e romaria será virtual, então você devoto poderá participar de casa, pelos meios de comunicação, nossas mídias digitais e pelas nossas emissoras de rádio [Programação da Festa e Romaria virtual 2020, clique aqui!].

SAIBA MAIS

A armação do Painel de São Francisco das Chagas é feita de madeira e foi confeccionado na Bahia, enquanto a estampa foi feita na Itália. Possuía iluminação à base de lamparinas e velas que com o tempo e a modernidade deram lugar a uma iluminação alimentada por baterias.

O Painel de São Francisco pesa cerca de 500 quilos e se faz necessário 18 pessoas para transporta-lo nas procissões. Neste ano acompanharemos as lembranças do Painel pelas imagens de vídeos de nosso Núcleo de Comunicação do Santuário, durante as transmissões virtuais pelas nossos meios de comunicação. Aguardem! Traremos muitas novidades!

HINO DOS 130 ANOS DO PAINEL DE SÃO FRANCISCO (1890-2020)

(Autor: Rodésio Silva)

1. Salve salve símbolo bendito, venerado em Canindé com muito amor. És conduzido pelas mãos dos peregrinos, que demonstram sua fé paz e fervor. São cento e trinta anos de história e devoção, iluminando aos caminheiros que se unem em oração. Cantando ou rezando vão seguindo em oração, nos caminhos de tua bela procissão. (bis)
    Painel de São Francisco abençoando o Canindé. Símbolo bendito de devoção e de fé. (Bis)