Missa na Basílica celebra os 120 anos da fundação da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas

Na manhã desta quinta-feira (15), de fevereiro, foi celebrada na Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé às 9h missa em ação de graças pelos 120 anos da fundação da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas.

A santa missa foi celebrada por Frei José Antônio Macapuna, OFMCap e concelebrada por Frei Glauber Pinheiro, OFMCap, e pelo reitor do Santuário de Canindé Frei Gilmar Nascimento, OFM. Estiveram presentes também na Basílica representações das irmãs missionárias capuchinhas, frades capuchinhos, além de muitos devotos.

Confira imagens da santa missa na Basílica de Canindé:

As primeiras irmãs capuchinhas

A Fundação da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas aconteceu em 18 de Dezembro de 1904, com cinco jovens que já pertenciam a Ordem Terceira Regular de São Francisco de Assis, OFS, originárias de São Francisco das Chagas do Canindé – Ceará, sendo as primeiras irmãs: Francisca Barbosa Magalhães (Irmã Isabel Maria de Canindé), Maria Nazaré Santos Lessa (Madalena Maria de Canindé), Cecília de Paula Pimenta (Irmã Verônica de Canindé) e Maria Barbosa Cordeiro (Irmã Inês Maria de Santa Quitéria). A profissão aconteceu em Belém do Pará na capela nossa Senhora Auxiliadora, dos frades Capuchinhos, foi fundada pelo Venerável Frei João Pedro de Sexto São João, OFMCap, com louvores ao Deus amor, pelas a graça divina que derramada ao longo de cento e vinte anos de presença missionária da Congregação na Igreja, de serviço ao Povo de Deus, de fidelidade ao carisma do Venerável Frei João Pedro de Sexto, o Fundador.

Atualmente a Congregação se encontra em 3 países. No Brasil, a Congregação está presente nas seguintes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste nos estados do: Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Amazonas, Pará, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Saiba mais…

Venerável Frei João Pedro de Sexto

Frei João Pedro (Clemente Recalcati) nasceu em Sesto São João/Milão/Itália. Chegou ao Brasil em 1894. Entregou-se à pregação itinerante das Missões Populares com grandes frutos no Maranhão, no Piauí e no Ceará. Também visitou Canindé várias vezes a serviços missionários. Em 1901 foi nomeado Superior Regular da Missão. Governou com sabedoria por oito anos sucessivos e por outro período de 18 meses. Fundou em 1904 a Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas em Belém; nesta cidade, planejou e construiu a atual igreja e o convento anexo. Erigiu o Convento de Fortaleza. Morreu vítima do dever, aos 45 anos de idade. Deste nosso Irmão foi aberto em Fortaleza o Processo Arquidiocesano de Canonização no dia 18 de setembro de 1997.

Confira também a revista centenária de Frei João Pedro de Sexto como mais história sobre a vida do venerável frade missionário que passou em Canindé.