Logo mais as 18h, dará início a primeira noite da Festa de São Francisco. Os ritos litúrgicos que acontecem na Praça dos Romeiros convidam os fieis a mergulhar no tema central da Festa e coloca-lo em prática na dinâmica da vida. Mas antes da chegada do Painel na praça, uma animação embala a chegada de tantos romeiros e esta é feita por Frei Francisco Rogério juntamente com o Grupo de Cântico de cada noite.
Este é o segundo ano de Frei Francisco na animação do Novenário. Sua missão é conduzir todo o momento celebrativo juntamente com os frades, leitores e todos que contribuem com a novena. Em entrevista a Web Rádio Santuário, Frei Chico como é conhecido lembrou que é uma alegria estar prestando este serviço e ajudando as pessoas a se aproximarem do real sentido da Novena que é alimentar a fé e a esperança. O vice-reitor do Santuário lembrou ainda que já é uma emoção voltar a Praça dos Romeiros e este sentimento fica ainda mais forte servindo na animação para centenas de pessoas que vão estar no espaço sagrado. “São muitos desafios, podem vir erros, mas vamos aperfeiçoando este caminho e com certeza essa experiência vai ser muito positiva” frisou o frade.
Ainda sobre as expectativas para a primeira novena, Frei Francisco lembrou que quem conduz a celebração na Praça é o Espirito Santo e apesar de quem esteja a frente a experiência vai ser sempre profunda para quem abre o coração para acolher a graça que é derramada. Frei Rogério apresentou ainda que a proposta do Santuário é que em breve esta animação seja feita de forma compartilhada para dividir os serviços na Novena.
O frade lembrou com alegria e reverência o trabalho desenvolvido por anos, por Frei Jonaldo Adelino e o quanto sua missão através de sua voz e do seu jeito marcou muitas pessoas.
Sobre a preparação do frade para conduzir a Animação da Novena, está o cuidado dos próprios confrades nas tarefas que são assumidas pelo mesmo e ainda no cuidado em não beber água gelada ou levar muito sol. Frei Rogério contou ainda um detalhe desta rotina: “Além de todos os cuidados físicos, o maior cuidado que tenho é saber que vou para Praça dos Romeiros não para apresentar um show, mas para rezar com todos os devotos.”
Colaboração de texto e Fotos: Roberto Alves – Sala de Imprensa do Santuário