Tríduo da Festa de Nossa Senhora dos Anjos – Perdão de Assis no Santuário 2022

A Festa de Nossa Senhora dos Anjos, mais conhecida como Perdão de Assis, neste ano contara com um Tríduo em preparação, dos dias 30, 31 de julho, 1° e 2 de agosto.

Neste ano, a festa tem como tema “É PERDOANDO QUE SE É PERDOADO” e os subtemas do Tríduo: “Onde houver ódio, que eu leve o amor” (1ª noite); “Onde houver ofensa, que eu leve o perdão” (2ª noite); “Onde houver discórdia, que eu leve a união”(2ª noite), extraídos do cântico da Paz, Francisco de Assis.

A tradicional festa celebra o dia em que São Francisco estava rezando na igrejinha da Porciúncula, perto da cidade de Assis, na Itália, e teve uma visão de Maria Santíssima e de seu divino Filho, Jesus. Quando lhe foi perguntado qual favor ele gostaria de pedir, ele pediu que todas as pessoas – arrependidas de seus pecados e que tivessem se confessado – que visitassem aquela igrejinha e pedissem perdão a Deus, fossem por Ele perdoadas.

Jesus respondeu que lhe concederia essa graça caso ele também fizesse esse pedido ao Papa. E assim, São Francisco encontrou-se com o Papa Honório III, que aprovou o seu pedido. Desde então, no dia 2 de agosto, todas as pessoas que se confessam, participam da Eucaristia e visitam uma igreja onde fazem uma oração pelo perdão e pelo Papa, são perdoadas por Deus.

Confira a programação do Tríduo:

Confira a programação do Dia Festivo de Nossa Senhora dos Anjos – Perdão de Assis no Santuário:

Cards completos da programação:

As Indulgências

As indulgências têm o poder de apagar as consequências dos pecados (penas temporais) que já foram perdoados pelo sacramento da confissão (que perdoa a culpa). A indulgência pode ser parcial, que redime parcialmente dessa pena, ou plenária, que apaga totalmente a pena temporal dos pecados.

Para se receber a indulgência, os fiéis precisam da confissão sacramental para estar em graça de Deus (oito dias antes ou depois); participar da Missa e Comunhão Eucarística; visitar uma igreja paroquial, onde se reza o Credo e o Pai Nosso e rezar pelas intenções do Papa. A graça da indulgência pode ser pedida para si mesmo ou para um falecido.

Saiba mais…

A Porciúncula e o Perdão de Assis

São Francisco tem um lugar que marcou definitivamente sua vida. Era uma capela que ficava num lugar chamado Porciúncula e dedicada a Nossa Senhora Mãe de Deus. Diz Frei Tomás de Celano, primeiro biógrafo de São Francisco que “quando o santo viu a igrejinha tão arruinada, entristeceu-se porque tinha grande devoção para com a Mãe de toda bondade e passou a morar ali habitualmente. No tempo em que a reformou, estava no terceiro ano de sua conversão” (1Cel 21). Foi ele que reconstruiu essa capela e nela deixou as roupas seculares e tomou um hábito “semelhante aos dos eremitas”. Esta capela hoje está dentro da grande Basílica de Nossa Senhora dos Anjos.

Conforme se conta, São Francisco, no ano de 1216, estava em Santa Maria dos Anjos e à noite lhe é revelado que se dirija à cidade de Perúsia para pedir ao Papa Honório III a indulgência para a capela da Porciúncula que o santo tinha restaurado. São Francisco disse ao papa: “O que vos peço não o faço por mim mesmo, mas por determinação Daquele que me enviou, isto é, Nosso Senhor Jesus Cristo”. E o papa assim respondeu: “É de nossa vontade que teu pedido seja atendido”. É por isso que o dia 2 de agosto, festa de Nossa Senhora dos Anjos, é o dia do Perdão de Assis.

Porciúncula brasileira

Aqui em Canindé, o Santuário de São Francisco das Chagas é a Porciúncula brasileira! Aqui também milhares de homens e mulheres, romeiros e romeiras, fazem sua experiência vocacional, e, como São Francisco, perguntam: “Que quereis que eu faça, Senhor?”

Fonte: Frei Marconi Lins de Araújo, OFM

Serviço: