Devotos celebram Cristo Rei do Universo

A Festa de Cristo Rei é celebrada no último domingo do Ano litúrgico. O surgimento desta solenidade está ligada com o desejo da Igreja de propagar a realeza de Cristo em um tempo onde os governos terrestres queriam de alguma forma extinguir a fé católica de seus países. A liturgia usada neste dia festivo, sempre apresenta Jesus no mistério de sua Paixão, nos convidando a contemplar o reinado do Céu que se manifesta através do serviço, do amor e da doação.

Ao longo de onze dias, entre celebrações, adoração e a oração do Terço da Divina Misericórdia, os fiéis que se dirigiram a Igreja dedicada a Cristo Rei no Bairro do Monte na cidade de Canindé, fizeram a experiência de fé com esta devoção cristã se unindo a outros irmãos no mesmo amor que o Cristo os uniu.

A programação da Solenidade, deu início com a procissão saindo da Basílica de São Francisco as 17h30 em direção a Igreja do Monte. Acompanhando a Imagem de Cristo Rei ornada de flores em um andor e com músicas cristãs, os fiéis percorreram o trajeto passando pela Igreja de Nossa Senhora das Dores e subindo a Avenida Francisco Cordeiro Campos rumo a pequena Ermida.

Ao chegar na Igreja de Cristo Rei, deu-se inicio a Santa Missa presidida por Frei Francisco Edson, Pároco da Paróquia de São Francisco das Chagas. Durante a homilia o frade menor chamou atenção para o reinado de Jesus que diferente deste mundo não usou um trono ornado de ouro, mas sim a cruz como seu trono. “O nosso Rei, reina na Cruz e é de lá que ele nos abençoa e mesmo quando muitos os amaldiçoa ele expressa seu amor.” Lembrou o pároco.

Frei Edson chamou ainda a atenção para alguns aspectos próprios do reinado de Cristo e as diversas imagens presentes nos Evangelho que apresenta Jesus como um rei diferente daqueles que vemos em nossos dias e convidou os fiéis a abraçarem este reinado sendo mensageiros no mundo de hoje. Por último o frade apresentou o objetivo da reflexão do tema central da festa deste ano: “Uma Igreja que vive o amor que é a marca dos cristãos. Vamos sair daqui congregados no amor de Deus e dispostos a levar para as pessoas e assim vamos mostrar que Cristo reina em nossa vida.”

A celebração contou ainda com outro motivo de Festa, a comemoração dos 14 anos do Terço da Misericórdia que é meditado de terça a sexta na Igreja do Monte sempre às 15h. Após o término da Santa Missa aconteceu o Arriamento da Bandeira de Cristo Rei encerrando oficialmente os dias festivos.

Texto: Roberto Alves | Fotos: Wesley Silva