Devotos celebram Cristo Rei do Universo

            A Festa de Cristo Rei é celebrada no último domingo do Ano litúrgico. O surgimento desta solenidade está ligada com o desejo da Igreja de propagar a realeza de Cristo em um tempo onde os governos terrestres queriam de alguma forma extinguir a fé católica de seus países. A liturgia usada neste dia festivo, sempre apresenta Jesus no mistério de sua Paixão, nos convidando a contemplar o reinado do Céu que se manifesta através do serviço, do amor e da doação.

            Ao longo de onze dias, entre celebrações, adoração e a oração do Terço da Divina Misericórdia, os fiéis que se dirigiram a Igreja dedicada a Cristo Rei no Bairro do Monte na cidade de Canindé, fizeram a experiência de fé com esta devoção cristã se unindo a outros irmãos no mesmo amor que o Cristo os uniu.

            A programação da Solenidade, deu início com a procissão saindo da Basílica de São Francisco as 17h30 em direção a Igreja do Monte. Acompanhando a Imagem de Cristo Rei ornada de flores em um andor e com músicas cristãs, os fiéis percorreram o trajeto passando pela Igreja de Nossa Senhora das Dores e subindo a Avenida Francisco Cordeiro Campos rumo a pequena Ermida.

            Ao chegar na Igreja de Cristo Rei, deu-se inicio a Santa Missa presidida por Frei Francisco Edson, Pároco da Paróquia de São Francisco das Chagas. Durante a homilia o frade menor chamou atenção para o reinado de Jesus que diferente deste mundo não usou um trono ornado de ouro, mas sim a cruz como seu trono. “O nosso Rei, reina na Cruz e é de lá que ele nos abençoa e mesmo quando muitos os amaldiçoa ele expressa seu amor.” Lembrou o pároco.

            Frei Edson chamou ainda a atenção para alguns aspectos próprios do reinado de Cristo e as diversas imagens presentes nos Evangelho que apresenta Jesus como um rei diferente daqueles que vemos em nossos dias e convidou os fiéis a abraçarem este reinado sendo mensageiros no mundo de hoje. Por último o frade apresentou o objetivo da reflexão do tema central da festa deste ano: “Uma Igreja que vive o amor que é a marca dos cristãos. Vamos sair daqui congregados no amor de Deus e dispostos a levar para as pessoas e assim vamos mostrar que Cristo reina em nossa vida.”

            A celebração contou ainda com outro motivo de Festa, a comemoração dos 14 anos do Terço da Misericórdia que é meditado de terça a sexta na Igreja do Monte sempre às 15h. Após o término da Santa Missa aconteceu o Arriamento da Bandeira de Cristo Rei encerrando oficialmente os dias festivos.

Texto: Roberto Alves | Fotos: Wesley Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário