No mês de junho três exemplos fortes para crescer em santidade: São João, Santo Antônio e São Pedro

Neste mês em que as comunidades se reúnem para organizar as conhecidas festas juninas, cheias de cores e comidas típicas, convido você a refletir comigo sobre três figuras santas importantes para nossa fé, muito lembradas nesse período.

Vamos começar por São João Batista, um homem simples, alguns meses mais velho que Jesus Cristo. Antes mesmo de nascer, ele vibrou no vente de sua mãe Isabel, quando esta recebeu a visita da virgem Maria que já estava grávida de Jesus. Foi ele quem batizou o filho de Deus. Buscando o significado do nome João, encontramos: “Agraciado por Deus”. Foi este o último dos profetas quem apontou para Jesus dizendo: “Eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. (Jo 1, 29)

Também celebramos no mês de junho Santo Antonio, muito conhecido como o santo casamenteiro. Ele era de uma família rica, em Portugal, quando jovem estudou para ser padre e mais tarde encontrou o caminho para a ordem franciscana. Muito estudioso e profundo conhecedor da Bíblia, ficou famoso por seus sermões.

Para finalizar vamos nos lembrar de São Pedro, discípulo de Jesus Cristo. Um pescador rude e forte que deixou tudo para seguir o filho de Deus. No seu primeiro encontro com o Messias, recebeu o convite para ser “pescador de homens”. Em outro momento disse-lhe Jesus: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 16, 18-19)

Frei João Amilton, OFM – Pároco e Reitor do Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé.

Leia a carta na integra no Jornal O Santuário, Edição Junho.2013