
Neste dia 30 de julho, celebramos o Dia Internacional da Amizade, uma data que nos convida a refletir sobre a importância dos laços de carinho, respeito e fraternidade entre os povos, culturas e religiões. Para nós, que vivemos a espiritualidade franciscana, a amizade é também um dom de Deus, cultivado na simplicidade do convívio fraterno e na partilha sincera da vida.
A data foi proclamada oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de promover a cultura da paz e a solidariedade entre os povos. A escolha do dia 30 de julho está ligada a iniciativas de diversos países da América Latina, como o Paraguai, que já celebravam a amizade nessa data desde meados do século XX.
No contexto franciscano, recordamos com carinho a bela amizade entre São Francisco de Assis, Santa Clara e Santo Antônio — santos que, unidos pelo amor a Cristo, construíram juntos uma fraternidade marcada pelo serviço aos pobres, pela oração e pela alegria de viver o Evangelho.
São Francisco ensinava que onde há amor e sabedoria, não há espaço para o temor ou a divisão. Essa visão permanece atual e necessária em nossos tempos, nos lembrando que a amizade verdadeira é capaz de curar feridas, unir corações e transformar realidades.
Que este Dia da Amizade seja para todos nós um chamado à vivência da fraternidade, da reconciliação e do amor ao próximo, como nos ensinou nosso seráfico pai Francisco.
Paz e Bem!
__________
Saiba como colaborar com as obras de evangelização do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé-CE:

(85) 3343-9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário
Chave Pix para contribuições: [email protected]


