Viva São Francisco! Santuário de Canindé está em Festa (Veja fotos!)

Devotos participam na Missa de Abertura e do levantamento da Bandeira de São Francisco, nos festejos

Paz e bem! Na graça de Deus estamos em mais uma Festa do Santo Padroeiro São Francisco das Chagas de Canindé, no sertão do Ceará.

A abertura dos festejos foi emocionante, o badalar dos sinos, os cânticos e orações animaram a acolhida das romarias vindas de diversas comunidades de Canindé e cidades vizinhas, no espaço do entorno da Basílica que logo ficou tomado por uma multidão de devotos que já aguardavam e se preparavam com muita alegria para este momento.

Nem mesmo o cansaço para quem fez uma longa caminhada a pé desanimou a vontade de estar perto do santo, ao contrário a simples presença em participar mais um ano do levantamento da bandeira era o bastante para encher o coração de alegria, emoção, renovando energias para o corpo e a alma, criando assim toda esta atmosfera franciscana na cidade por mais uma bonita festa.

A Santa Missa conduzida pelos frades também foi o momento mais especial: experimentar a fonte viva do Santo Evangelho, para todos que estiveram presentes e inclusive os que nos acompanharam pelos meios de comunicação com as rádios e Web TV Paz & Bem.

Acompanhe alguns imagens da Abertura da Festa 2014: 

Novenário transmitido ao vivo da Praça do Romeiro, com a Web TV

Dos dias 10 a 18 de outubro acontecerá o novenário de São Francisco na Praça dos Romeiros. Você devoto que não tem como vir até a praça dos Romeiros em Canindé poderá acompanhar ao vivo, às 18h, com a Web TV Paz & Bem do Santuário. Reportagens também acontecem a partir das 17h. Junte sua família e amigos para esse momento de evangelização. (Clique aqui, ou no baner abaixo, para acessar a Página Oficial da Festa 2014) 

PROGRAMAÇÃO DA FESTA 2014

ABERTURA DA FESTA no dia 09 de outubro, às 4h da manhã, com Hasteamento das Bandeiras e Celebração Eucarística.

NOVENA, dos dias 10 a 18/Outubro – às 18h, na Praça dos Romeiros.

Subtema 1º Dia (10/Out) – “Francisco, vem restaurar minha casa”. Estado homenageado: Ceará

Subtema 2º Dia (11/Out) – “São Francisco, exemplo de esperança e fé”. Estado homenageado: Sergipe

Subtema 3º Dia (12/Out) – “São Francisco, exemplo de amor à mãe de Jesus”. Estado homenageado: Rio Grande do Norte

Subtema 4º Dia (13/Out) – “São Francisco, patrono da ecologia”. Estado homenageado: Alagoas

Subtema 5º Dia (14/Out) – “São Francisco, servidor e irmão”. Estado homenageado: Bahia

Subtema 6º Dia (15/Out) – “São Francisco, profeta da paz”. Estado homenageado: Paraíba

Subtema 7º Dia (16/Out) – “São Francisco, exemplo de missionário”. Estado homenageado: Pernambuco

Subtema 8º Dia (17/Out) – “São Francisco imitação total de Cristo”. Estado homenageado: Piauí

Subtema 9º Dia (17/Out) – “São Francisco abraça a irmã morte”. Estado homenageado: Maranhão

PROCISSÕES: Com o Painel e a Imagem de São Francisco

– Dia 09/Outubro, às 18h – PROCISSÃO com o Painel de São Francisco saindo da Basílica, percorrendo as ruas: Aristides Rabêlo, Av. José Veloso Jucá, Antônio Neco, João Bastos, Joaquim Custódio, Romeu Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica.

– De 10 a 18/Outubro, às 17h30min – PROCISSÃO com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica pelas ruas: Gervásio Martins, Calçadão do Romeiro e Praça dos Romeiros. Retornando após a novena pelas ruas: Av. Francisco Cordeiro Campos, Gervásio Martins, até a Basílica.

– Dia 19/Outubro, Missa de Encerramento, às 17h, na Quadra da Gruta, transmitida pela Rede Vida de Televisão e logo após acontecerá a PROCISSÃO com a Imagem de São Francisco, pelas seguintes ruas: Aristides Rabêlo, Praça da Basílica, Gervásio Martins, Joaquim Magalhães, Tabelião Facundo, Trav. Severiano Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica.

HORÁRIOS DAS MISSAS:

– Basílica / Praça da Gruta: 5h, 7h, 9h, 11h e 16h

– Mosteiro das Irmãs Clarissas: 6h

– Igreja de Cristo Rei (Monte): 6h

– Igreja das Dores: 8h, 10h – dos dias 15 a 18/Outubro, e às 15h – dos dias 16 a 18/Outubro

– Capela de São Pedro: 10h (15 a 18/Outubro)

OUTROS INFORMES

– No dia 09/Outubro, dia da Abertura da Festa, as celebrações na Basílica acontecem apenas às 9h e 16h.

– Dia 11/Outubro, às 10h, na Capela de São Pedro – Missa com a participação dos Vaqueiros.

– Transmissão, ao vivo, da Novena na Praça dos Romeiros, às 18h, e das Missas de 9h da Quadra da Gruta, pela Web TV Paz & Bem, através do nosso Site: www.santuariodecaninde.com e ainda na página oficial da festa: festadesaofrancisco.com

CONFISSÕES: Dos dias 09 a 19/Outubro, das 6h às 11h e das 14h às 17h30min, no Complexo São Damião, ao lado da Basílica.

BATIZADOS: Todos os dias, às 10h e às 15h, no Complexo São Damião. Obs: Os batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do seu respectivo pároco.

VIA-SACRA: Dos dias 10 a 18/Outubro, às 5h, na Av. Francisco Cordeiro Campos, encerrando com a Celebração Eucarística, na Igreja do Cristo Rei (Monte). Responsáveis: OFS, JUFRA e Terço da Misericórdia.

MISSA DE ENCERRAMENTO:

Dia 19/Outubro, às 17h, na Praça da Gruta, transmitida pela REDE VIDA de Televisão e pela Web TV Paz & Bem, através do Site Santuário de Canindé.

ARREAMENTO DAS BANDEIRAS: Dia 20/Outubro, às 12h, na Praça da Basílica. Neste dia do Arreamento das Bandeiras, acontecerão missas nos seguintes horários: 5h, 9h e 16h.

Saiba mais…

Acompanhe toda a programação, os textos franciscanos, comentários, cânticos e outras informações no Livro da Novena, disponível na Casa dos Milagres.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário. Fotos colaboração: Rogério Sales e Antônio C. Alves.

Uma resposta

  1. infelizmente não irei a Canindé este ano ,mas que Deus e São Francisco de Assis possa iluminar todos os romeiros nessa caminhada de fé, especialmente todos os romeiros Piauiense, e que no proximo ano com a graça de Deus eu e minha família possamos esta ai nessa cidade de fé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário