Vida contemplativa clariana

Santa Clara

Falar da espiritualidade de Santa Clara é falar da força movedora de toda a sua vida que foi a entrega radical a Cristo Pobre e Crucificado, seguindo-O com amor, apaixonando-se ao ponto de transformar-se inteira em sinal concreto desta experiência e transmiti-la aos outros com muita clareza e simplicidade. Santa Clara, nossa mçae e fundadora, ensina-nos e deixa-nos como missão aquilo mesmo que ela vivenciou inspirada pelo Senhor: ser sustentáculo dos membros frágeis e vacilantes de Cristo.

Nossa vocação clariana quer dizer viver inteiramente ligadas a Cristo no recolhimento e silêncio do Pai por Jesus no Espírito, para que cresça o Reino de Deus, para que seja eficaz a missão dos missionários, para que a Palavra seja acolhida nos corações, para que produza seus frutos a atividade pastoral. Aprendemos de Clara a acolher no coração orante os homens e mulheres de nosso tempo, com as mais diversas facetas da humanidade atual.

Vivemos na clausura para a missão da Igreja, porque clausura é responsabilidade que gera. Nossa vida recebe da experiência esponsal com Jesus, a misteriosa fecundidade que geramos no coração da Igreja. Por isso com alegria e confiança entregamos toda a nossa existência no deserto clausural. Do mesmo modo que para Clara, tudo na nossa vida começa e termina aos pés do Senhor. O coração da Clarissa está ali para todos, diante do Santíssimo.

Diariamente partilhamos entre irmãs a nossa vocação que recebmos como dom especial de Deus, que precisa ser testemunhado na alegria do convívio fraterno. Por isso em nossos mosteiros clarianos oração, trabalho, convivência interagem harmoniosamente.

Há outro aspecto que não podemos esquecer: São Francisco vivia com Santa Clara pelo mundo, confia-se à oração de Clara que, de sua parte, respondia com uma fidelidade inquebrável. E não faltaram na Igreja missionários e evangelizadores de todos os tempos, que sabiam que seu apostolado estava ligado e era alimentado por recordar São João Paulo II, com a qual finalizo deixando suas palavras: “Na nossa época, é necessário repetir a descoberta de Santa Clara, porque é importante para a vida da Igreja, quantos problemas, quantas coisas dependem de vós. Peço-vos que continueis a sustentar meu ministério petrino com a força da vossa oração incessante.

Saiba mais…

As Irmãs Clarissas do Mosteiro do Santíssimo Sacramento, em Canindé, a luz do tema: “A Alegria do Evangelho”, celebram no período de 01 a 11 de agosto, às 19h, a Festa e Novena dedicadas à Santa Clara de Assis. (Continue lendo…)

Fonte: Irmãs Clarissas e Equipe de Comunicação do Site

Veja mais Notícias Destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário