Um chamado a refletir as chagas da Educação na Primeira Novena de São Francisco

O fim da tarde destes dias em Canindé, dá espaço para a celebração do Novenário de São Francisco. A Procissão com o Painel saiu da Praça da Basílica em direção a Praça dos Romeiros ladeado por romeiros e pelas bandeiras das diversas escolas que compõem a rede pública e privada de ensino do município, essas que foram responsáveis pela primeira noite de novena. Durante a oração diante do crucifixo, as luzes dos celulares iluminaram ainda mais o anfiteatro e, durante os cantos, diversas bandeiras flamulavam acompanhando o ritmo e demonstrando a alegria da celebração.

O estado homenageado foi Pernambuco e a Diocese convidada, a de Crateús, presente na área norte do estado do Ceará. A pregação foi feita por Frei Roberildo Sousa, OFMCap, Ministro Provincial da Província de São Francisco das Chagas, que abrange os estados do Ceará e Piauí. O frade refletiu sobre o subtema “As Chagas de Cristo presentes em São Francisco e na Educação”.

Os quatro tópicos da Pregação de Frei Roberildo

No início de sua pregação, Frei Roberildo externou sua alegria em estar participando de mais uma Festa de São Francisco e destacou o quanto este momento “é realmente um motivo a mais na minha vida. Esse sentido de mais esse algo a mais que agrega, que traz realmente um valor para existência!”. Sua pregação foi dividida em quatro tópicos. O primeiro é sobre o próprio novenário. Segundo o frade capuchinho “Celebrar a novena em honra ao Pai será todo ano essa motivação, ilumina nossa existência, ilumina” e recordou que o formato franciscano de celebrar a novena lembra São Francisco “que participava das missas nas igrejas nas Catedral, passava pelas praças e nas praças ele fazia as pregações. Das pregações feita das praças tantas pessoas que se sintonizavam com os ouvidos escutando a palavra sintonizavam no ensinamento” Assim Frei Roberildo se dirigiu a cada devoto nestes termos: “abra seu coração e você também pode receber aquilo que você busca, seja aqui participando presencialmente ou mesmo aqueles que participam em modo telemático.”

O segundo tópico da reflexão, teve como base os 800 anos dos estigmas de São Francisco. O pregador recordou que Francisco depois de ter realmente vivenciado tantas experiências existenciais, às vezes negativas dolorosas. Na vivência do anúncio da paz e às vezes dos frutos de nem tanta paz. Também celebrando a vivência fraterna com os confrades. Na pregação, Frei Roberildo resgata S. Na meditação deste tópico o frade falou que esta experiência mística nos ajuda a “perceber que nós somos mistério caminhando a luz da fé cristã que nós vamos encontrando significados para todas as dores os mistérios da nossa existência”

Seguindo a sistematização de sua pregação o provincial dos frades menores capuchinhos apresentou a mensagem do Livro de Provérbios mostrando a realidade da sabedoria de Deus que é capaz de iluminar os corações a inteligência do ser humano e dos livros também vai dizer que Deus Pai foi criando todas as coisas com a suas mãos o Espírito e a Sabedoria. Frei Roberildo destacou ainda a partir deste ponto sobre a necessidade de uma plena educação humana, que abranja não só o intelecto, mas também espiritual. Que deve abranger toda a existência do ser humano com sua capacidade racional de julgar as razões das coisas e todas as suas dimensões.

O último ponto da pregação se baseou nos afetos humanos. O pregador, recordando o texto franciscano lembrou que quando Francisco não conseguia entrar com a sabedoria dos mestres ele entrava com os afetos do amor. “Muitas vezes nós sabemos que a sabedoria intelectual não consegue ter acesso ao mistério da vida assim, quando ela não consegue entrar é preciso como Francisco exercitar o amor. Nós compreendemos que explicar por meio do amor demonstra razões daquilo que se ama.” Se dirigindo aos estudantes, o frade enfatizou a busca pela sabedoria do coração que envolve todo nosso ser.

Iluminação especial para o momento da Exposição e Benção do Santíssimo.

As novidades na Praça dos Romeiros também foram visíveis no Novenário deste ano. A iluminação da Praça, possibilitou um maior destaque alguns momentos centrais da celebração como o momento da Exposição de Benção do Santíssimo. A acessibilidade ganhou um espaço notório contando agora todas as noites com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais.

Confira os registros da primeira noite de Novena:

Texto e Fotos: PasCom – Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Francisco das Chagas

Seja um Benfeitor da Esperança e contribua com o aprimoramento contínuo de nosso espaço sagrado! Cadastre-se clicando no banner abaixo:

Serviço:

(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário