Neste dia 19, último dia da Novena, todos os paroquianos, romeiros, devotos de São Francisco da Chagas de Canindé celebraram o seu Trânsito.
Como irmãos e filhos do Santo de Assis, somos convidados a aprender os ensinamentos valorizando a vida como uma oportunidade única de alcançarmos à vida eterna.
A celebração do Trânsito de São Francisco é um costume tradicional da Ordem Franciscana que reflete sobre o mistério da vida, morte e ressurreição.
Também participaram desta Celebração os frades, as clarissas, as irmãs missionárias da Imaculada Conceição, os leigos da Ordem Franciscana Secular e a Juventude Franciscana – JUFRA.
Confira as imagens da última noite de Novena, quando celebramos o Trânsito de São Francisco (clique na imagem para ampliar):
Nesta nona noite celebra-se esta realidade maravilhosa e, ao mesmo tempo, angustiante: a passagem de São Francisco deste mundo para a Casa definitiva do nosso Pai. É uma celebração da esperança, aprendendo com o exemplo desse irmão menor a valorizar a vida como dom e aceitar a morte como irmã, como caminho único para a ressurreição.
A Celebração do Trânsito de São Francisco foi transmitida ao vivo da Praça dos Romeiros em Canindé, às 18h, pela Web TV Paz e Bem, através do nosso site: santuáriodecaninde.com.
Veja como foi a programação dessa sexta-feira, dia 19 de outubro – 9ª noite da Novena
Subtema – “Louvado sejas, ó Senhor, pela irmã morte”. Texto franciscano: Próprios da celebração do trânsito. Texto bíblico: João 12, 23b-26. Responsáveis: Família Franciscana do Brasil – FFB, Ordem dos Frades Menores – OFM, Irmãs Clarissas, Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição – SMIC, Ordem Franciscana Secular – OFS, e Juventude Franciscana – JUFRA. Grupo de cânticos: Cantorinhas do Shalom. Estado homenageado: Maranhão. Pregador: Ministro Provincial Frei Marconi Lins de Araújo, Ofm.
Veja o texto da Homilia do Ministro Provincial Frei Marconi Lins de Araújo, Ofm
Minhas irmãs e meus irmãos, romeiras e romeiros de São Francisco das Chagas, o Senhor lhes dê a Paz!
Nesta noite estamos reunidos para celebrar a morte, ou melhor, o trânsito de São Francisco, sua Páscoa, passagem desta vida para a vida eterna!
Já faz 786 anos que São Francisco morreu, mas o dia de sua morte é celebrado por todos nós como dia de alegria, de festa e de louvor ao Deus da vida, pois São Francisco foi iluminado pela luz da ressurreição de Jesus, e na morte de São Francisco contemplamos o destino que o Pai do céu traçou para quem procura neste mundo obedecer ao Evangelho, seguindo as pegadas de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
O tema desta noite foi tirado de um cântico que São Francisco compôs dois anos antes de sua gloriosa morte. É o Cântico do Irmão Sol ou Cântico das Criaturas, no qual ele chama a Morte de “irmã”: “Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a Morte corporal, da qual homem algum pode escapar”.
Francisco reconhece, como também nós, que a morte é a realidade mais certa que temos na vida. Desde que nascemos começamos a morrer, pois nosso organismo começa uma luta permanente para vencer as ameaças que sofre todo o tempo de nossa existência neste mundo. Francisco constata essa realidade: a morte não vem no fim da vida; ela nos acompanha desde nosso nascimento… Ele, assim como nós, percebe que a morte faz parte da vida até mesmo quando nos alimentamos: protegemos nossa vida porque animais nos dão sua carne, colhemos os frutos da terra: a morte alimenta a vida…
São Francisco também compreende a morte a partir da mensagem do Evangelho de Jesus Cristo: é necessário morrer para o pecado para viver a vida de Deus. Por isso ele propõe aos seus frades e todos seus amigos e amigas que vivam uma vida de penitência, isto é, de conversão: devemos morrer para o pecado, para a vida do egoísmo, para acolher a vida em abundância, a vida de Deus que Jesus Cristo nos trouxe.
A morte da qual ninguém pode escapar é a porta que se abre para a vida eterna. São Francisco falava isso aos frades e também ao médico que o acompanhou em sua enfermidade. São Francisco compreendeu que quem vive fazendo a vontade de Deus, não teme a primeira morte, a morte corporal. Devemos temer a segunda morte, a morte espiritual, a condenação, por não termos levado a sério a santíssima vontade de Deus. Por isso São Francisco canta: “Ai dos que morrem em pecado mortal!” É o pecado que cega a visão de nossa alma e nos faz imaginar que vivemos neste mundo para sempre. E então, enganamo-nos a nós mesmos, imaginando que somos donos de nossa vida e começamos a fazer o que não presta e não levamos a sério a santíssima vontade de Deus. Aí nasce, cresce e se multiplica a erva daninha da maldade, do egoísmo, da violência, da corrupção, do amor ao dinheiro e de todo tipo de exploração! A desordem do pecado vem provocando a destruição da humanidade e da própria natureza desde o começo do mundo. Por isso Deus, que é nosso Pai, que nos criou por amor e para amarmos, enviou o Seu Filho Jesus para nos ensinar o mandamento do amor e o caminho da vida eterna. São Francisco compreendeu essa verdade e deixou sua família, a riqueza de seus pais, o desejo de ser um homem nobre e poderoso, para andar pelo mundo pregando a vida de Jesus e chamando os homens e as mulheres para a conversão ao Evangelho.
Nesta noite nós estamos reunidos para recordar a vida que São Francisco viveu depois de ouvir e acolher o Evangelho de Jesus como norma de vida! Nesta noite queremos, unidos a São Francisco que está na glória da Santíssima Trindade, lutar para afastar nossa vida, a vida de nossa família e a vida da humanidade do perigo da morte verdadeira, da segunda morte, fruto do pecado, que nos leva à condenação eterna.
Assumamos nesta noite gloriosa, nosso compromisso de lutar contra a morte que nasce da injustiça que mata milhões de seres humanos de fome, que humilha os pobres nas filas dos hospitais públicos, que impede as crianças e jovens de terem acesso à educação. Queremos lutar contra a morte da corrupção política que desvia as verbas públicas; queremos lutar pela posse da terra para os que dela vivem e por teto para quem está desabrigado. Queremos também lutar contra as drogas que matam, sobretudo os jovens, começando dentro de casa lutando contra o vício do cigarro e da bebida que destroem a saúde e a família. Queremos cuidar de nossa saúde, mas ao mesmo tempo cuidar da saúde de nossa casa comum, nosso planeta terra, respeitando, a exemplo de São Francisco, todas as formas de vida e as tratando como “irmãs”. Queremos lutar contra a violência em todas as suas manifestações e que tem nas guerras sua expressão mais absurda. Queremos ser, com São Francisco, instrumento e artesãos da paz.
Nesta noite aprendemos com São Francisco a não temer a morte corporal, mas devemos temer a morte espiritual, consequência do pecado. Foi por causa dela que Jesus foi condenado ao suplício da Cruz. Por isso São Francisco cantava: “Felizes os que ela (a irmã Morte) achar conformes a tua santíssima vontade, Senhor, porque a morte segunda não lhes fará mal”.
Minhas irmãs e irmãos, romeiras e romeiros de São Francisco, nesta noite em que celebramos a morte gloriosa de São Francisco, assumamos o compromisso de cuidar da nossa vida, da vida de nossos irmãos e da vida da natureza e a nossa morte será passagem, páscoa para a vida em plenitude na glória de Deus.
Viva São Francisco que morreu e está vivo na glória de Deus!
Frei Marconi Lins de Araújo, Ofm
Web TV Paz & Bem produz DVD diário das noites de Novena
Nesse ano estamos produzindo o DVD diário de cada noite de Novena, que pode ser encontrado na Livraria São Francisco e Sede da Campanha dos Benfeitores do Santuário, em frente a Praça da Basílica.
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário. Colaborações: Frei Marcos Carvalho e Frei João Sannig.
Respostas de 6
BOM DIA COM AMOR E MUITA ALEGRIA! MORO EM CAPONGA MUNICIPIO DE CASACAVÉL CEARÁ, ESTOU ENCANTADA COM TANTA FOTO UMA MAIS PERFEITA QUE A OUTRA,MEU SÃO FRANCISCO EN VOLVA COM TEU SANTO MANTO TODOS OS TEUS FIÉIS PARA QUE , AO VOLTAREM PARA SEUS ESTADOS, CIDADES OU MUNICIPIOS QUE VAÕ E CHEGUEM TODOS NA SANTA PAZ DIVINA .SÃO FRANCISCO, ROGAI POR NÓS!!
Como o festejo de São Francisco é bom…
Mais uma vez o Santuário de São Francisco coloca o humano com o divino.
Parabéns.
sou de canindé mas moro em grajaú maranhão. Acompanhei todo festejo e senti muita saudade da minha terra, espero no proximo ano participar dessa linda festa de são francisco. Que São Francisco Abençoe a todos.
Estive em Caninde , é uma realização ,vc poder ficar pertinho da imagem ,é uma graça alcançada.
sou de teresina conheci caninde a estatua de sao francisco o lugar mais lindo do mundo