Simplesmente João Batista

Isaías 49, 1-6; Atos 13,22-26; Lucas 1, 57-66.80

Uma das belas solenidades do mês de junho é essa que comemora o nascimento de João, o filho da velhice de Isabel e Zacarias, uma vida a serviço do Filho de Deus, aquele que ia antes, o precursor.

A leitura de Isaías, primeiro texto da mesa da Palavra, é aplicada a João. É como se ele estivesse nos segredando: “O Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome, fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão”.

O profeta continua antecipando a missão do Batista: “Não basta seres o meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescente de Israel; eu te farei luz das nações, para que a minha salvação chegue até os confins da terra.”

O Prefácio traça um belo retrato de João: “Proclamamos, hoje, as maravilhas que operastes em São João Batista, precursor de vosso Filho e Senhor nosso, consagrado como o maior entre os nascidos de mulher. Ainda no seio materno, ele exultou com a chegada do Salvador da humanidade, e seu nascimento trouxe grande alegria. Foi o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor. Batizou o próprio autor do batismo nas águas assim santificadas e derramando seu sangue mereceu dar o perfeito testemunho de Cristo” (Prefácio da Missa de São João).

Quando do seu nascimento as pessoa se perguntavam o que poderia ser do futuro dessa privilegiada criança. Ele haveria de preparar os caminhos do Senhor. Por um tempo viveu no deserto, longe de ruídos e da agitação. No tempo previsto veio para o meio do povo e começou a conversão do coração convidando seus ouvintes a serem purificados pelo batismo do Jordão. Sua fala era enérgica. Dizia que o prazo da conversão já estava marcado. O machado encontrava-se à raiz da árvore.

No momento em que as pessoas queriam prestar-lhe homenagens afirmava que ele era apenas um preparador dos caminhos de Jesus. Não era digno de carregar suas sandálias. Queria desaparecer para que ele, o Messias, crescesse.

João é profeta, aponta para Jesus, luz do mundo, prepara seus caminhos. Esse Jesus é, com efeito, a luz do alto que nos veio visitar.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

Fonte: Portal Franciscanos – Província da Imaculada Conceição.

Ver mais Notícias Destaque! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário