“São Francisco, patrono da ecologia”, é o tema do quarto dia da Novena

O saudoso, hoje Santo, São João Paulo II proclamou em 1979, São Francisco Patrono da Ecologia e declarou-o, em 1986, homem da Paz e da Fraternidade. Hoje, o Santuário de Canindé com todos os romeiros de São Francisco celebram o quarto dia de novena, homenageando o Estado de Alagoas, com a participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e Sindicato Rural.

O animador oficial da Festa de São Francisco, Frei Jonaldo Adelino, OFM, em entrevista nos explica o porquê desse título de Patrono da Ecologia, ouça o áudio

São Francisco, patrono da ecologia

Para Francisco de Assis o ponto de partida era a compreensão de que todos somos filhos e filhas de um Pai comum. Por isso mesmo, todos devemos viver como irmãos e irmãs, tanto nas relações diretamente humanas quanto nas relações com as demais criaturas. Por isso, no seu “Cântico das criaturas” ele reverencia o sol, a lua, as estrelas, e todas as demais criaturas, como manifestação do amor que Deus tem para conosco.

É que Francisco compreendeu o mistério da encarnação do Filho de Deus, Primogênito de toda a Criação. Tudo foi feito por Ele e para Ele. Desde que Deus fez sua morada na Terra, não apenas ela e tudo o que nela existe, mas também todo o universo, assumem outro sentido. Assim os seres humanos só se sentirão em casa se compreenderem e abraçarem todas as criaturas e, por meio delas, chegarem ao Criador.

“A Igreja tem sua parte de responsabilidade pela criação e sente que a deve exercer também em âmbito público para defender a terra, a água, o ar, dádivas feitas pelo Criador a todos”.  Este é um trecho da mensagem do Papa Emérito Bento XVI na 43ª Jornada Mundial Pela Paz.

Veja na galeria abaixo algumas imagens da noite de ontem, dia 12, quando foi celebrada a 3ª noite da novena. Em breve traremos imagens da noite de hoje.

 Uma reflexão para hoje

Como um grande girassol São Francisco cresceu sempre voltado para Deus, sua fonte e seu fim, até a morte ele chamou de irmã. Trazemos em nós varias sementes, como temos semeado? O mundo é a grande plantação de Deus, sejamos como Francisco semeemos a paz, o amor, a alegria, o perdão, a paciência… Ele foi eleito o homem do milênio, porque viveu para os outros, “o mundo tem saudade de Francisco”, disse São João Paulo II quando visitou Assis, hoje eu e você precisamos ser grandes plantadores de girassóis.  

Depois do Pai-Nosso, não há oração mais famosa e difundida no mundo ocidental do que a oração de São Francisco de Assis. Sem sombra de dúvida, e não desmerecendo os demais, Francisco é na atualidade o santo popular de maior apelo universal. O prestígio e a devoção a Francisco ultrapassam as fronteiras da fé cristã e sensibilizam pessoas das mais diferentes crenças e religiões.

Ele procurava as grutas para ali rezar ao grande Sol da Justiça: Jesus Cristo, não se achou digno de ser padre, foi Diácono permanente. Uma alma adoradora, que chegou a receber em seu corpo as chagas do Crucificado. 

Fonte: Rádio São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário