O saudoso, hoje Santo, São João Paulo II proclamou em 1979, São Francisco Patrono da Ecologia e declarou-o, em 1986, homem da Paz e da Fraternidade. Hoje, o Santuário de Canindé com todos os romeiros de São Francisco celebram o quarto dia de novena, homenageando o Estado de Alagoas, com a participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e Sindicato Rural.
O animador oficial da Festa de São Francisco, Frei Jonaldo Adelino, OFM, em entrevista nos explica o porquê desse título de Patrono da Ecologia, ouça o áudio
São Francisco, patrono da ecologia
Para Francisco de Assis o ponto de partida era a compreensão de que todos somos filhos e filhas de um Pai comum. Por isso mesmo, todos devemos viver como irmãos e irmãs, tanto nas relações diretamente humanas quanto nas relações com as demais criaturas. Por isso, no seu “Cântico das criaturas” ele reverencia o sol, a lua, as estrelas, e todas as demais criaturas, como manifestação do amor que Deus tem para conosco.
É que Francisco compreendeu o mistério da encarnação do Filho de Deus, Primogênito de toda a Criação. Tudo foi feito por Ele e para Ele. Desde que Deus fez sua morada na Terra, não apenas ela e tudo o que nela existe, mas também todo o universo, assumem outro sentido. Assim os seres humanos só se sentirão em casa se compreenderem e abraçarem todas as criaturas e, por meio delas, chegarem ao Criador.
“A Igreja tem sua parte de responsabilidade pela criação e sente que a deve exercer também em âmbito público para defender a terra, a água, o ar, dádivas feitas pelo Criador a todos”. Este é um trecho da mensagem do Papa Emérito Bento XVI na 43ª Jornada Mundial Pela Paz.
Veja na galeria abaixo algumas imagens da noite de ontem, dia 12, quando foi celebrada a 3ª noite da novena. Em breve traremos imagens da noite de hoje.
Uma reflexão para hoje
Como um grande girassol São Francisco cresceu sempre voltado para Deus, sua fonte e seu fim, até a morte ele chamou de irmã. Trazemos em nós varias sementes, como temos semeado? O mundo é a grande plantação de Deus, sejamos como Francisco semeemos a paz, o amor, a alegria, o perdão, a paciência… Ele foi eleito o homem do milênio, porque viveu para os outros, “o mundo tem saudade de Francisco”, disse São João Paulo II quando visitou Assis, hoje eu e você precisamos ser grandes plantadores de girassóis.
Depois do Pai-Nosso, não há oração mais famosa e difundida no mundo ocidental do que a oração de São Francisco de Assis. Sem sombra de dúvida, e não desmerecendo os demais, Francisco é na atualidade o santo popular de maior apelo universal. O prestígio e a devoção a Francisco ultrapassam as fronteiras da fé cristã e sensibilizam pessoas das mais diferentes crenças e religiões.
Ele procurava as grutas para ali rezar ao grande Sol da Justiça: Jesus Cristo, não se achou digno de ser padre, foi Diácono permanente. Uma alma adoradora, que chegou a receber em seu corpo as chagas do Crucificado.
Fonte: Rádio São Francisco.