Santuário de São Francisco das Chagas celebra Porta Santa e Romaria da Seca neste domingo, dia 20 de dezembro

Santuário-Basílica celebra Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia com a Porta Santa

O Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé-CE, se prepara para a abertura da Porta Santa, neste dia 20 de dezembro (domingo). A cerimônia acontecerá às 9h e será presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. A celebração faz parte da vivência do Jubileu Extraordinário da Misericórdia e, de forma especial, em Canindé, marcará o encerramento da Romaria da Seca, fazendo memória aos 100 anos de seca no Ceará.

Na ocasião, a fraternidade franciscana concelebrará a Santa Missa, juntamente com o Frei Marconi Lins de Araújo, OFM, reitor do Santuário de São Francisco das Chagas. Para a cidade de Canindé, a abertura da Porta Santa marca o início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia, o qual teve início no último dia 08 de dezembro deste ano, na Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa Francisco.

Programação da Abertura da Porta Santa na Basílica, no dia 20 de dezembro:

  • 8h – Chegada da Romaria da Seca, com acolhida na Igreja de Nossa Senhora das Dores, presença do arcebispo Dom José Antônio, e em seguida início do Rito da Solenidade da Porta Santa, com procissão para a Basílica de São Francisco.
  • 9h – Solene Abertura da Porta Santa da Basílica e Santa Missa.

Saiba mais…

A pedido do Pontífice, igrejas particulares e santuários foram convidados a abrirem, neste tempo do Advento, a própria Porta da Misericórdia em comunhão com a Igreja de Roma. Conforme o próprio Papa Francisco declarou no “Misericordiae Vultus”, Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, “será então uma Porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança”, destacou o Santo Padre.

Durante todo este Ano Santo da Misericórdia, o Santuário de São Francisco das Chagas vivenciará, à luz da Palavra do Senhor, o lema do Jubileu extraído do Evangelho de Lucas (6,36): “Misericordes sicut Pater”, “Misericordiosos como o Pai”, com concessões de indulgências plenárias.

Romaria da Seca

Sob o tema “Tenho sede”, a Romaria da Seca pretende reunir grande número de pessoas em uma caminhada entre as cidades de Caridade e Canindé, no sertão-central do Estado do Ceará. A concentração da Romaria acontecerá no dia 19 de dezembro, às 20h, com acolhida e momento de louvor e oração. Às 3h horas da manhã, romeiros de todos os lugares da Arquidiocese e de outras Dioceses iniciarão o percurso de 19 km, saindo da Matriz de Santo Antônio, em Caridade, até o Santuário de São Francisco das Chagas, no município de Canindé.

A Romaria da Seca tem o objetivo de fazer memória ao centenário da grave seca que atingiu o estado cearense no ano de 1915, como também visa chamar a atenção dos órgãos governamentais para a realidade em que vive as famílias do sertão cearense por conta da falta de acesso à água, segundo afirma o Vigário Episcopal da Região, Padre Dimas Gonçalves. A seca de 1915 foi uma das mais terríveis que já se espalhou pela região nordestina. 

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário (www.santuariodecaninde.com). Texto: Por Ingrid Monteiro – Jornalista (Amex)

Veja mais Notícias Destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário