O Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé-CE, celebrou no último domingo, dia 20 de dezembro, a abertura Solene da Porta Santa da Basílica, como início da vivência do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A solenidade contou com a presença do arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, o reitor do Santuário Frei Marconi Lins, OFM, frades da fraternidade franciscana local e de outras casas, as irmãs missionárias e clarissas, além da comunidade paroquial e de milhares de devotos que estiveram visitando o Santuário no período que se aproxima o Natal do Senhor.
Durante a Santa Missa também foi destacado a romaria da Seca, fazendo memória aos 100 anos da terrível seca de 1915, que assolou o Ceará, onde muitas pessoas da região de Canindé e cidades vizinhas acorreram ajuda a Casa de São Francisco.
Veja nas imagens alguns momentos da Solenidade da Abertura da Porta Santa da Basílica:
Saiba mais…
A abertura da Porta Santa marca o início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia, o qual teve início no último dia 08 de dezembro deste ano, na Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa Francisco.
Em Canindé, a Porta Santa da Basílica de São Francisco das Chagas se manterá aberta durante o dia todo, encerrando no dia 20 de novembro, na solenidade litúrgica de Cristo Rei.
A Revista O Santuário e o Ano da Misericórdia
Acompanhe na Revista O Santuário de São Francisco das Chagas atitudes que nos aproximam da misericórdia de Deus, e nos levam ao cuidado da nossa casa comum, nosso planeta, aprofundado pela riqueza do Cântico das Criaturas de São Francisco e da Encíclica Laudato Si (Louvado sejas), do Papa Francisco.
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário (www.santuariodecaninde.com). Fotos: Arquivo da Paróquia – por Rogério Sales.