Na manhã da última quarta-feira (5), após a Santa Missa da bênção e imposição das Cinzas, o Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé, viveu um momento de fé e celebração ao reinstalar a Tela de São Francisco na Casa dos Milagres. A cerimônia, conduzida pelo reitor do Santuário, Frei Gilmar Nascimento, OFM, fez parte das comemorações dos 800 anos do “Cântico das Criaturas”, composto por São Francisco de Assis.
A obra, de grande valor devocional, foi doada ao Santuário no ano 2000 por um devoto de Vila Velha, Espírito Santo, e inicialmente instalada na Capela do Painel de São Francisco. Em 2008, após a reforma da Casa dos Milagres, a tela foi transferida para este ambiente, onde permaneceu por duas décadas, marcando a visita de romeiros e devotos. Durante uma reorganização do espaço em 2019, a peça foi retirada e guardada, sendo agora reinstalada em honra ao Jubileu dos 800 anos do cântico franciscano.
A tela, que retrata São Francisco e Santa Clara em harmonia com a fauna e flora brasileiras, incluindo a emblemática arara-canindé, simboliza a profunda conexão de São Francisco com a natureza e reflete o espírito do “Cântico das Criaturas”, que exalta a beleza da criação divina.
Confira os registros desse momento:




Com essa reinstalação, o Santuário busca renovar o convite aos fiéis e romeiros para contemplar a criação de Deus e se inspirar no exemplo de São Francisco, protetor da ecologia e modelo de simplicidade e amor. A obra agora abençoada volta a ocupar um lugar de destaque, enriquecendo a espiritualidade de todos que visitam a Casa dos Milagres e incentivando a preservação e o cuidado com a criação divina.
O Jubileu dos 800 anos do Cântico das Criaturas marca um momento de profunda reflexão e renovação espiritual, e a tela será uma fonte de inspiração para todos os que buscam viver em fraternidade com toda a criação, seguindo o exemplo do padroeiro São Francisco das Chagas.
Paz e bem!
____
Descubra como colaborar com as obras de melhorias no Santuário de São Francisco das Chagas:
(85) 3343-9950 (somente WhatsApp) – Campanha dos Benfeitores do Santuário
