A programação da Festa compreende até o arriamento da Bandeira de São Francisco, no dia 05, mas para os romeiros os últimos atos religiosos acontecem na participação da Santa Missa de Encerramento, na Quadra da Gruta, e na tradicional procissão com o andor de São Francisco, pelas ruas do centro da cidade.
Milhares de pessoas acompanharam a imagem primitiva de São Francisco, trazida a Canindé pelo seu fundador, Francisco Xavier de Medeiros, que neste ano terá como símbolo para o Andor a torre da Basílica, em comemoração aos 100 anos da bênção do Novo Santuário.
A tradicional procissão neste ano ficou programada para às 16h, do dia 04, saindo da capelinha do Painel de São Francisco, localizada ao lado da Casa dos Milagres.
É um momento especial para os romeiros, pedir as bênçãos ao Santo para suas famílias e romarias. Muitos já deixam suas bagagens prontas para o retorno aos seus lares, seja ela material ou espiritual depois de vivenciar os dias de festa e novena, com a bonita mensagem franciscana refletida na alegria de viver o Evangelho. Agora resta apenas participam dessa última jornada de fé, no coração fica a emoção e a saudade por participar por mais um ano da festa de seu santo de devoção, São Francisco das Chagas.
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário (www.santuariodecanindecom). Fotos: Arquivo da Paróquia (por Rogério Sales).