Os devotos de São Francisco não medem esforços para estar mais próximo do santo, eles chegam a Canindé em diversas formas, seja a pé, a cavalo, de bicicleta, motocicleta, ônibus, pau de arara.
Na manhã desta quinta-feira, dia 03 de outubro, encontramos alguns devotos de Macal do Rio Grande do Norte que vieram de bicicleta para visitar São Francisco.
“A romaria começou em 1981 com Chico Honorato e depois Antônio Bolão, e agora estamos continuando essa história de fé. Em princípio viemos também pagar uma promessa, mas agora estamos a visitar e agradecer ao santo”, afirmou o devoto Nilton Marcelino, também conhecido como Gringo Fitas.
Saindo de Macal no dia 27 de setembro chegaram a Canindé no dia 30 ainda do mesmo, foram 441 km, em 25 horas de pedaladas (marcado velocímetro da bicicleta) com intervalos para descanso, com os quatro ciclistas Antônio, Luis, João Maria e Nilton Marcelino (Gringo Fitas), para então chegarem na cidade da fé.
Os devotos ainda permanecem em Canindé e participam da programação religiosa da Festa de São Francisco, afirmando que apenas partirão depois da procissão do andor de São Francisco, após a missa de encerramento.