Na tarde do dia 11 de setembro, foi realizada nas dependências do Centro de Treinamento da Paróquia de Canindé Reunião com autoridades, de várias instituições governamentais, para a preparação da Festa de São Francisco, que nesse ano acontece de 10 a 20 de outubro.
Objetivo da Reunião
O Encontro teve como finalidade estabelecer parcerias e definir as principais ações para a realização da Festa de São Francisco das Chagas, que durante o maior período de visitação dos devotos a cidade, nos dez dias de Festa e Novena recebe cerca de quinhentas e cinquenta mil pessoas, e durante todo o período forte de visitação, entre setembro e dezembro, chega a mais de um milhão de romeiros.
Representações presentes
Na responsabilidade da comunidade franciscana de Canindé, pelos frades Frei João Amilton (pároco e reitor do Santuário), Frei Jean de Souza e Frei João Sannig, e da Equipe de Estrutura da Paróquia de São Francisco a reunião contou ainda com a presença de várias autoridades do Governo Municipal, Estatual e Federal, onde durou aproximadamente duas horas, possibilitando colocar suas linhas de planejamento e ação para o apoio nos festejos de São Francisco. Entre elas registramos: Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, 4º Batalhão, Ronda do Quarteirão, Coelce, Juizado da Infância e Adolescência, Hospital São Francisco, Secretaria de Saúde do Município, 5ª Regional de Saúde do Estado, Casa Civil do Estado, Secretaria de Infra-estrutura e de Turismo do Município. Também estiveram presente alguns meios de comunicação como as Emissoras de Rádio local e Jornal e Site Santuário de São Francisco.
“Sabemos da importância desse momento para a realização de uma romaria como a do porte de Canindé, já que aqui temos um dos maiores Santuários Franciscanos do mundo, e receber bem os romeiros de São Francisco é fundamental, garantindo o conforto e segurança”, destacou o pároco Frei João Amilton.
As ações para a Festa de São Francisco
Muitos pontos foram colocados pelos presentes na reunião, sobre as ações a serem realizadas durante esse período forte de romaria, principalmente na Festa de São Francisco. Dentre as ações foram destacadas pontos no âmbito da Saúde, como o atendimento aos romeiros, em alguns espaços, principalmente no Hospital São Francisco, disponibilizando médicos e ambulâncias. Do trânsito e apoio ao acolhimento das romarias. Da infraestrutura da cidade, com a disponibilidade da limpeza pública. Com o turismo, tendo alguns espaços disponíveis ao acolhimento de romarias. Na segurança com o aumento do efetivo policial em vários pontos da cidade, em operações conjuntas com outros órgãos. O Governo do Estado também se dispôs a dar sua contribuição em alguns pontos de estrutura como vem apoiando há alguns anos, como banheiros químicos em vários pontos da cidade, entre outros. A companhia de energia COLCE também colocou seu plano de trabalho para a festa, com inclusive ações já empenhadas durante os últimos meses para garantir o abastecimento energético da cidade e segurança da utilização dos espaços que necessitam de iluminação, bem como na parte comercial da cidade. E do apoio da câmara de lojistas de Canindé.
Compromisso firmado para a Festa 2012
A reunião foi colocada em Ata e assinada pelos presentes, firmando um importante momento de parceria para a realização de mais uma festa, que possibilite um maior conforto e segurança aos romeiros e visitantes, para que aqui acolhidos possamos levar uma feliz mensagem de evangelização, a exemplo da simplicidade e amor de nosso irmão Francisco de Assis.
É importante também que cada um de nós, canindeenses, devotos, romeiros de São Francisco, façamos a nossa parte, cada um com seus dons. Até a nossa Festa de São Francisco.
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.
Uma resposta
pena q uma tradição está sendo proibida pelo detran e pela PRF nóis não somos tranportes irregular , apenas levamos as pessoas q não podem pagar uma passagem cara ´e´apena um desabafo de um pobre dono de pau de arara