Chagas de Jesus provocadas por golpes deferidos com violência! Chagas de São Francisco impressas por compaixão com Jesus chagado! Por suas chagas fostes curados (Is 53,5).
E eu, sofro com as chagas que o mundo me causa: cada derrubada, cada desprezo, cada humilhação. A minha chaga interior fica sangrando, gostaria de descarregar a minha dor sobre qualquer pessoa. Minha raiva, meu desgosto, minha mágoa, aumentam esta chaga interior.
Aonde vou encontrar força, aonde vou encontrar alívio, aonde vou encontrar a paz?
Ouço a voz de Jesus: Vinde a mim vós que estais carregados… Mas, como o Chagado vai curar a minha chaga, se ele mesmo está sofrendo? Com certeza, posso confiar que Ele vai assumir as minhas dores por amor, e assim ele me capacitará para assumir por amor as minhas dores e as de tantas outras pessoas.
Foi assim que aconteceu com São Francisco, que teve compaixão com Jesus chagado. Hoje acorrem a ele, São Francisco das Chagas, milhares de romeiros chagados, encontrando em Jesus alívio em suas dores e conforto em suas fraquezas. E voltam para suas casas com mais amor no coração e capaz de aliviar a dor de tantas outras pessoas tornando-se instrumentos da paz.
Assim eu rezo hoje, meu São Francisco das Chagas, ajude para que eu assuma a minha chaga interior com amor, e me torne instrumento da paz do Cristo Salvador.
Programação para o Dia das Chagas de São Francisco
No Santuário de São Francisco em Canindé é celebrada as Chagas no dia 17 de setembro. Veja os horários das Missas na Basílica/Quadra da Gruta: 6h; 9h; 16h e 18h.
Fonte: Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site. Colaboração: Frei João Sannig, Ofm