Gênesis 3, 19: “Do pó viemos e ao pó voltaremos.”
Na última quarta-feira, 5 de março, a Igreja celebrou a Missa de bênção e imposição das Cinzas. Pela manhã, a celebração das 9h, realizada na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, foi presidida pelo reitor do Santuário, Frei Gilmar Nascimento, OFM, contando com a participação de romeiros, paroquianos e benfeitores.
Ao longo do dia, a programação incluiu confissões na Casa dos Milagres e missas na Quadra da Gruta (às 6h, 9h, 16h e 18h) e na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores (às 8h).
Confira as imagens da Missa de bênção e imposição das Cinzas no Santuário:












Conversão interior
Na quarta-feira antes do primeiro domingo da Quaresma os fiéis, recebendo as cinzas, entram no tempo destinado à purificação da alma, a conversão interior. Condição do homem pecador, que exteriormente confessa a sua culpa diante de Deus e exprime assim a vontade de conversão interior, na esperança que o Senhor seja misericordioso para com ele.
Você sabia de onde vem as cinzas?
Na igreja, os ramos que são guardados no Domingo de Ramos do ano anterior são queimados, transformados em cinzas usadas na Quarta-Feira de Cinzas para colocar na cabeça das pessoas. Lembrando que a palma, que já foi um sinal de vitória, agora é um sinal transformado em cinza, sinal de que o homem é terra, é pó, que é pequeno diante de Deus.
Quaresma, tempo de conversão
O tempo da Quaresma (Quarenta Dias) nos propõe caminharmos seguindo os passos de Jesus, buscando viver a oração, o jejum e a esmola.
A Quaresma nos convoca também a reconhecermos, com humildade, o quanto somos limitados, por isso, necessitados da Graça de Deus.
____
Descubra como colaborar com as obras de melhorias no Santuário de São Francisco das Chagas:
(85) 3343-9950 (somente WhatsApp) – Campanha dos Benfeitores do Santuário
