O encerramento oficial da Festa de São Francisco foi marcado com a procissão do andor do santo pelas ruas de Canindé. Milhares de pessoas acompanharam a imagem primitiva de São Francisco, trazida a Canindé pelo seu fundador, Francisco Xavier de Medeiros.
Há mais de 200 anos a Imagem de São Francisquinho é símbolo da Fé do Romeiro em Canindé. Foi à primeira imagem do Santo a chegar a nosso Santuário e, por isso, está gravado na História do Povo Nordestino. Mesmo com tanto tempo a Imagem repassa ainda hoje para os fiéis, a imagem de São Francisco de Assis que em toda sua vida buscou ser sempre um Espelho de Perfeição.
Segundo o historiador, César Magalhães, a imagem de São Francisquinho tem traços da Escola de Artes de Pernambuco, ficando bem claro que a imagem não veio de Portugal, como conta a história, e sim, brasileira.
Acompanhe a história de São Francisquinho contada pelo historiador César Magalhães, escute o áudio:
Santa Missa de encerramento
A Missa de Encerramento dos festejos aconteceu às 17h na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e foi transmitida pela Rede Vida de Televisão e em nosso site do Santuário, com a Web TV Paz & Bem, e logo após tivemos a PROCISSÃO com a imagem de São Francisco, pelas seguintes ruas: Aristides Rabelo, Praça da Basílica, Gervársio Martins, Joaquim Magalhães, Tabelião Facundo, Trav. Severino Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica.
Estiveram presentes na celebração de encerramento o arcebispo de Fortaleza dom José Aparecido, os frades, congregações religiosas, e muitos devotos que aproveitaram esse momento para experimentar da fonte da vida, do alimento espiritual que Francisco de Assis nos deixou há mais de oitocentos anos atrás, com uma mensagem de fraternidade, no seguimento ao Evangelho de Jesus Cristo, como caminho de luz para conquistarmos o Reino definitivo.
Agradecemos a todos os irmãos romeiros, devotos, paroquianos, visitantes, frades, que fizeram desse momento uma partilha de vida; através de sua fé, uma fraternidade franciscana; através da vivência entre os pobres, numa cidade que respira o carisma franciscano.
Que todos possam ter uma feliz viagem de volta a seus lares, e que possam ainda colocar em prática aquilo que puderam viver durante as atividades religiosas: nas celebrações, noites de novena, confissões, orações, vias-sacras…, por ocasião da Festa de São Francisco.
Vamos acompanhar as notícias da Festa de São Francisco em nossa página: www.festadesaofrancisco.com. Clique aqui, ou no baner abaixo:
Fonte: Eva Santos – Rádio São Francisco e Equipe de Comunicação do Site Santuário. Fotos: Arquivo da Paróquia – colaboradores: Fr. Joãozinho, Antonio C. Alves e Rogério Sales.
Uma resposta
Foi tudo lindo
ja to com saudades
Agora só em 2015 se Deus quiser