Uma multidão participou em frente à Basílica de uma grande manifestação de fé, dia 9, para demonstrar os mais belos louvores ao Santo da Paz. O Painel de São Francisco das Chagas completa 124 anos. Foi criado no dia 10 de julho de 1890, pelo padre Manoel Cordeiro da Cruz. Um orgulho para os romeiros e uma relíquia para a Igreja Católica.
A concorrência foi grande, muita gente procurou um jeitinho de chegar perto de tocar ou de levar ao menos por alguns instantes o Painel de São Francisco, a procissão partiu da casa onde o Painel fica exposto e seguiu em procissão pelas ruas: Aristides Rabelo, Av. José Veloso Jucá, Antônio Neco, João Bastos, Joaquim Custódio, Romeu Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica. Todas essas enfeitadas. Os moradores, das respectivas ruas, esperavam com os olhos brilhantes de alegria a procissão passar. Aproveitavam a “presença” do Santo para reforçar os seus pedidos e os agradecimentos. Manifestando seu carinho e afeto.
O Painel tem hoje um significado fascinante e particular. Durante toda Festa de São Francisco, a cada procissão enche o coração dos Romeiros de Confiança e força para suportar as longas caminhadas.
Para muitos Romeiros o Painel representa o próprio São Francisco e não são poucos os que querem ter a honra de levá-lo consigo, de aporximar-se do santo.
Fonte: Rádio São Francisco e Equipe de Comunicação do Site Santuário.