A Praça dos Romeiros já estava repleta de pessoas, quando o Painel despontou em uma das entradas do anfiteatro. O espaço se encontrava regado de fé, gratidão e muita emoção por voltar a acolher o novenário de São Francisco. Bandeiras, o colorido dos uniformes escolares e o marrom dos trajes daqueles que pagam suas promessas contrastava com a estrutura da Praça que recebeu alguns cuidados para início da romaria.
A primeira noite de novena, foi dedicada às Escola Públicas e Particulares de Canindé e o estado homenageado foi o Ceará. No roteiro da Novena, os fiéis aprofundaram em textos bíblicos e franciscanos que chama atenção para a verdadeira forma de ensinar que deve ser com amor e sabedoria. Antes da meditação das leituras, ao embalo da música “O caderno” de Toquinho, crianças demonstraram os seus desejos para uma educação integral onde o que ficou escrito não se perca jamais.
Pe. Flávio Augusto Forte Melo, Vigário Geral da Diocese de Mossoró, RN foi o pregador da primeira noite e, logo no início da sua homilia, lembrou que os professores são os heróis que carregam a educação do Brasil nas costas e pediu para que os mesmos não se cansem, mesmo com os baixos valores de salários. O padre frisou a verdadeira Pedagogia que deve estar presente nas escolas que é a Pedagogia do Amor. “Como devotos de São Francisco, não podemos esquecer da Pedagogia pregada por Jesus que não é a do castigo, nem a do julgamento, mas onde prevalece a misericórdia o perdão. São Francisco viveu profundamente esta forma de ensinar pois muito amou e assim também devemos seguir.” Frisou o pregador.
A novena deu seguimento ainda com a Coleta para os trabalhos do Santuário, Ladainha de São Francisco, Adoração ao Santíssimo Sacramento e os avisos finais. Ao término os fiéis seguiram em procissão com o Painel de volta para a Praça da Basílica para os ritos finais.
Colaboração de texto: Roberto Alves – Sala de Imprensa do Santuário
Fotos: Jander Silva