Papa Francisco na Audiência Geral: “Rezai ao Espírito Santo para que guie a Igreja e cada um de nós para a Verdade”

Nesta quarta-feira dia 15 de Maio a Praça de São Pedro parece cada vez mais pequena para acolher as multidões que desde as primeiras horas da manhã começam a acorrer ao Vaticano em dia de audiência. Uma multidão que acolheu o Papa Francisco com um enorme entusiasmo que só o Espírito Santo pode dar ao Povo de Deus. Ora a poucos dias do Domingo de Pentecostes o Santo Padre debruçou-se precisamente sobre este tema: o Espírito Santo – dizendo que o Espírito Santo guia a Igreja e cada um de nós para a Verdade. Diante de uma época como a nossa, em que impera o relativismo, é importante lembrar que Espírito Santo é Aquele que nos permite encontrar a Verdade. Ter encontro com a Verdade que se fez carne: Jesus Cristo.

“O Espírito Santo, como promete Jesus, guia-nos a toda a verdade, guia-nos não só ao encontro com Jesus, plenitude da Verdade, mas guia-nos dentro da Verdade, faz-nos entrar numa comunhão cada vez mais profunda com o próprio Jesus, dando-nos a inteligência das coisas de Deus. E esta não a conseguimos atingir com as nossas forças. Se Deus não nos iluminar interiormente, o nosso ser cristãos será superficial.”

De facto, a ação do Divino Paráclito consiste em recordar e imprimir no coração dos fiéis as Palavras de Jesus, fazendo com que estas se transformem em princípio e guia da vida cristã. É do íntimo de nós mesmos que nascem as nossas ações; é o coração que deve converter-se a Deus, e o Espírito Santo transforma-o se nos abrirmos a ele.

“Perguntemo-nos: estou aberto à acção do Espírito Santo, rezo para que me dê luz, me torne mais sensível às coisas de Deus?”

Neste Ano da Fé, somos convidados, seguindo o exemplo de docilidade de Nossa Senhora, a nos deixar inundar pela luz do Espírito Santo, predispondo-nos à Sua ação, buscando conhecer mais a Cristo e as verdades da fé: meditando a Sagrada Escritura, estudando o Catecismo e aproximando-se com mais frequência dos sacramentos.

“A verdade de Cristo de que o Espírito Santo nos ensina e nos dá, influência para sempre e totalmente a nossa vida quotidiana. Invoquemo-lo mais vezes para que nos guie pela estrada dos discípulos de Cristo.”

O Papa Francisco saudou ainda os peregrinos presentes nas diferentes línguas. Eis a saudação aos peregrinos de língua portuguesa:

“Queridos peregrinos de língua portuguesa, particularmente os grupos de brasileiros: sede bem-vindos! Na vossa preparação para a festa de Pentecostes, invocai com mais frequência o Espírito Santo, para que Ele vos guie pela estrada dos discípulos de Cristo, aos quais é pedido para serem cristãos em todas as circunstâncias e escolhas da vida. Que Deus vos abençoe!”

No final da audiência o Papa Francisco renovou os seus apelos pela defesa da vida como já o tinha feito solenemente no Regina Caeli do Domingo passado e anunciou ainda a sua intenção de visitar o santuário de Nossa Senhora de Bonária, na ilha italiana da Sardenha, provavelmente em setembro aludindo ao facto de existir entre a cidade de Buenos Aires e a de Cagliari uma história antiga de relação e tradição.

2013-05-15 Rádio Vaticana

Fonte: Portal de notícia do Vaticano – www.news.va

Ver + notícias Destaque do Santuário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário