Dom José Antonio, que nasceu em Jaú, São Paulo, em 13 de maio de 1948, e dedicou mais de duas décadas ao governo pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, será o administrador Apostólico desta Igreja local até a posse do novo Bispo. Durante seu mandato, Dom José Antonio criou mais de 70 paróquias, ordenou 262 clérigos e foi o idealizador da Caminhada com Maria, uma das maiores procissões religiosas do país.
O novo arcebispo nomeado, Dom Gregório Paixão, tem 59 anos de idade e Bispo da Diocese de Petrópolis, no Rio de Janeiro, desde 2012. Dom Gregório é doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã e autor de 19 livros.
O novo arcebispo, de origem vocacional Beneditina, será o nono Arcebispo a assumir a Sé Metropolitana e o terceiro religioso a liderar a Arquidiocese de Fortaleza. A igreja local está com grande expectativa para receber sua liderança e continuar seu importante trabalho.
Para obter mais informações e atualizações sobre esta nomeação, siga o perfil oficial no Instagram: @arquidiocesefortaleza.
Para informações adicionais sobre Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, OSB:
Dom Gregório Ben Lâmed Paixão nasceu em Aracaju, Sergipe, em 03 de novembro de 1964. Sua educação incluía o ensino fundamental e médio no Colégio Salesiano e no Atheneu Sergipense. Ele ingressou no Mosteiro de São Bento da Bahia em 1983, professando em 1986.
No Mosteiro de São Bento da Bahia, Dom Gregório exerceu diversos ofícios monásticos, incluindo Bibliotecário, Mestre de Coro, Organista, Mestre de Noviços, entre outros. Ele também cursou Piano e Órgão de Tubos no Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador e artes plásticas no ateliê do pintor Waldo Robatto.
Em 1987 foi enviado para o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, onde cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifícium Athenaeum Anselmianum, de Roma, de onde obteve o grau de bacharel em Teologia.
Como bispo, ele desempenha várias funções importantes e também se envolve em atividades culturais e pastorais. Além disso, é autor de uma série de livros, abordando temas religiosos e culturais.
Reprodução: Arquidiocese de Fortaleza