Painel de São Francisco volta a sair em procissão na abertura dos Festejos de Canindé

            O Painel de São Francisco é uma relíquia da Romaria de Canindé. Pesando cerca de 500 kg, com uma estrutura de madeira confeccionada na Bahia e a estampa trazida da Itália o símbolo religioso saiu de sua Capela para a primeira procissão dos Festejos na noite desta quinta-feira (6), acompanhado de uma multidão de fiéis.

            A imagem que carrega 132 anos de história, desde a sua criação está muito ligado aos percursos das caminhadas devocionais feitas no Santuário. Os roteiros processionais com o Painel foram criados a partir do pedido dos romeiros que não podendo participar a Procissão de encerramento da Festa queriam realizar um trajeto estando em Canindé. Assim surge a imagem que vislumbra a imagem do santo de Assis.

            A procissão percorreu as ruas Aristides Rabelo, Av. José Veloso Jucá, Antônio Neco, João Bastos, Joaquim Custódio, Joaquim Magalhãe e Gervásio Martins até chegar na Basílica de São Francisco onde aconteceu a Benção com a Relíquia de São Francisco.

            Durante o trajeto muitas demonstrações de fé eram visíveis. Os fiéis preencheram as calçadas e ruas com balões, altares e decorações para a passagem da imagem centenária. A emoção era visível desde os mais novos aos mais velhos que agora podem novamente ver de perto este momento significativo após os dois últimos anos sem sair em procissão.

            Uma equipe de Guardiões do Painel, organizam aqueles que desejam nem que por um instante levar a imagem do santo. Ao longe é possível ver o Painel como que deslizando sobre a multidão que canta e reza louvores a Deus pelo testemunho de seu servo Francisco. A prece que se encontra estampada no Painel, torna-se a repetir por aqueles que carregam confiança no santo: “São Francisco das Chagas Salvai o Canindé”

            De 7 a 15 de outubro, os fiéis poderão participar de outras procissões com o Painel saindo da Basílica em direção à Praça dos Romeiros sempre as 17h30. A procissão se repete ao término da Novena com a volta para a Basílica onde acontece os ritos finais do dia.

Colaboração de texto: Roberto Alves – Sala de Imprensa do Santuário

Fotos: Jander Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário