No Ceará, de norte a sul, Juazeiro e Canindé conectam rotas de fé pelos santuários-irmãos

As expressões de fé no território cearense são, sobretudo, marcadas pela fervorosa ação do povo, desde os novenários até as peregrinações. No seio do estado, localizado no sertão-central, a alguns quilômetros do litoral norte, está o Santuário de São Francisco das Chagas, de Canindé. Já no extremo sul, bem próximo da fronteira com a Paraíba e Pernambuco, está o Santuário de Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte.

Os dois Santuários nasceram da devoção popular e pelo especial carinho do povo de Deus com estes santos que refletem as dinâmicas da dor e da esperança na caminhada rumo ao Céu. Ambos oásis espirituais, estão conectados por rotas afetivas de romeiros e romeiras que depositam na Mãe das Dores e no Santo de Assis os seus votos por uma vida plena.

Padre Cícero José, reitor do Santuário de Nossa Senhora das Dores, destaca a importância do diálogo nessas romarias irmãs:

“Nós procuramos manter esse intercâmbio entre Juazeiro e Canindé, esta unidade, para que assim nós possamos acolher, afinal somos a mesma comunidade dos discípulos e missionários de Jesus Cristo. A nossa meta enquanto santuários é tornar as nossas casas, casas de oração, casas de acolhida e, principalmente, de apontar o caminho do céu para o povo de Deus”

Padre Cícero José, reitor do Santuário de Nossa Senhora das Dores.

O reitor também destaca o exemplo de Padre Cícero Romão Batista, figura cara ao povo de Deus no Ceará, como um potencializador dessa fé que encontra em Cristo, Maria Santíssima e em São Francisco, o alívio de suas dores.

“Padre Cícero esteve nesta Basílica, ele veio aqui pagar uma promessa. Tem registros históricos que afirmam que, quando Padre Cícero passava por muitos desafios, ele veio para esta igreja, pagou uma promessa. A promessa dele foi varrer a basílica e ele cumpriu. Pra nós é motivo de muita alegria”

No segundo pavimento da Casa dos Milagres é possível perceber uma homenagem que saúda o encontro fraterno entre os santuários de Juazeiro do Norte e Canindé, reverenciando esse trajeto que tantos romeiros e romeiras fazem entre as cidades, conectando esses espaços de fé e oração.

Hoje (27/09), a terceira noite de novena terá como homenageada a Diocese do Crato, onde se encontra o Santuário de Juazeiro, bem como a pregação será conduzida pelo próprio Padre Cícero José. Logo mais às 18h na Praça dos Romeiros, transmitido também pela TV Santuário São Francisco das Chagas. Participe!

Texto e Fotos: PasCom – Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Francisco das Chagas

Serviço: SerCom do Santuário

____

Seja um Benfeitor da Esperança e contribua com o aprimoramento contínuo de nosso espaço sagrado! Cadastre-se clicando no banner abaixo:

Serviço:

(85) 3343.9950 – Campanha dos Benfeitores do Santuário