“De longe distante, tangidos por fé de todo lugar chegam a Canindé. Não temem a jornada, correndo até risco, de qualquer maneira, vêm ver São Francisco. (Cântico “De Longe Distante”, do artista Manoel Messias)
Essa frase exprime bem a romaria de São Francisco das Chagas. Pois, devotos vem de todas as partes do país para visitar em seu Santuário-Basílica em Canindé, no Ceará.
Com mais de 55 anos de viagem está a romaria “União São Francisco”, que neste ano trouxeram seis ônibus, dos estados do Piauí e Maranhão. Todos os anos esses fervorosos romeiros visitam a cidade da fé, a Canindé, fazendo percurso inclusive por Juazeiro do Norte.
Na noite da última segunda-feira, dia 30 de dezembro, no abrigo São Francisco foi celebrada, pelo pároco Frei João Amilton, uma missa em ação de graças pela romaria, que também é conhecida como romaria do chapéu. É uma alusão a vestimenta dos devotos: a cor marrom de São Francisco e o chapéu de Padre Cícero.
A Equipe do Abrigo São Francisco preparou uma comenda de homenagem ao organizador da Romaria, Genésio Rodrigues, para agradecer o empenho e em estar levando essa devoção ao povo.
Acompanhe algumas imagens da celebração:
Saiba mais…
Recorde a visita aos Romeiros de São Francisco: do Ceará ao Maranhão
Fonte: Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site Santuário.