De modo sertanejo, vestido com gibões e chapéus de couro, os vaqueiros participaram de mais uma missa dedicada a este símbolo desses sertões, que ainda mantém viva a tradição de nossa cultura popular.
A celebração aconteceu às 10h, nesse dia 13 de outubro, na igreja de São Pedro no bairro Alto do Moinho bem próximo a estátua de São Francisco. Toda a liturgia é baseada na vida dos vaqueiros e sertanejos, que em grande parte assistem à celebração montados em seus cavalos.
Um fato que chama à atenção é ver que os vaqueiros se unem na missa, levando suas crianças, numa garantia de que a tradição vai continuar.
Tivemos como celebrante o pároco e Reitor Frei João Amilton com a participação dos frades jovens.
Confira algumas imagens desse momento:
Saiba mais…
Fazem 55 anos da primeira Missa dedicada aos Vaqueiros em Canindé
De acordo com o Livro de Crônicas, Pág. 123, a primeira missa registrada com a participação dos vaqueiros aconteceu em 29 de julho de 1957, na Fazenda São Paulo. Naquela ano a Festa de São Paulo foi ainda mais festejada, e contou com a presença de 40 vaqueiros quando na oportunidade foi comemorado sua páscoa. A Missa Solene foi cantada pelos meninos com sermãos de Frei Luciano, que tinha também a participação do vigário Frei Diogo, onde seguiram em procissão, com os vaqueiros vestidos de gibão e aboiando nas pausas dos hinos religiosos.
Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário, com a colaboração de Frei Joãosinho.