Igreja, comunicação e anúncio da misericórdia em pauta no 2º Muticom, sediado na Diocese do Crato

Irmã Maria Élide Fogolari proferindo conferência sobre Igreja e mídia à luz do Documento 99. (Foto: Reprodução – Rozelia Costa)

No pulsar da tecnologia, comunicar e anunciar a misericórdia são os desafios que se descortinam sobre a Igreja Católica, principalmente no Brasil. O virtual é cada vez mais entendido como um possível espaço experimental para a transcendência e ponte que pode favorecer a cultura do encontro, como propõe o Papa Francisco. E pensar tais pressupostos foi a proposta da segunda edição do Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste I, sediado pela Diocese de Crato, Ceará, entre os dias 04, 05 e 06 de março.

Entre os conferencistas estavam pessoas renomadas como o Bispo da Diocese de Sobral, Dom José Vasconcelos, referencial em comunicação para o Regional Nordeste I, a religiosa da Congregação Paulinas, Élide Maria Fogolari e o analista em comunicação na assessoria de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, Paulo Giraldi, que compartilharam suas experiências e discutiram o tema da comunicação, sob a perspectiva da misericórdia. “Se nós amamos a Deus, nós amamos a comunicação. Deus é comunicação. Ele comunica a Si próprio. Comunica a vida, seu infinito amor e sua infinita misericórdia”, disse Dom Vasconcelos, na conferência de abertura.

Participantes do 2º Muticom (Foto: Reprodução – Pascom da Diocese do Crato)

No ciclo de conferências, as reflexões seguiram a mesma linha de pensamento, tratando desde a compreensão de Deus como a palavra que tudo cria e transforma, passando pela importância do processo comunicativo para a Igreja até a análise das múltiplas formas que se intensificam, a cada dia, com a presença de sites das (Arqui)dioceses, Dioceses, associações, movimentos e comunidades religiosas.

A programação também contou com grupos de trabalhos, dentre eles a produção de notícias para publicação em sites, blogs e redes sociais, produção em rádio, oratória e outros relacionados às questões comunicacionais.

Equipe de Comunicação do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé participa do 2º Muticom na Diocese do Crato-CE. Na foto (esq. para dir.): Roberto Alves (Redes Sociais), Frei Paulo Araújo (Dir. Admin. do Sist. de Comunicação), Marlon Victor (NTS e Web TV) e Rogério Sales (Revista e Sites)

Ao final do MUTICOM foi eleito o novo secretariado de comunicação do regional. A partir de agora, Alex Ferreira, passa a liderar os trabalhos, sendo auxiliado por Vanusa Linhares (vice-coordenadora), Patrícia Silva (secretária) e Glaubercio Valentim no setor financeiro. O secretariado terá o desafio de continuar estimulando discussões para que se possa trocar experiências, buscar novas estratégias, aperfeiçoar a comunicação católica, fazendo da Igreja um ambiente para melhor servir e possibilitar a promoção humana.

Fonte: Reprodução – Diocese do Crato (www.diocesedecrato.org). Fotos: Pascom – Arquidiocese de Fortaleza e Diocese do Crato, e Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário