No pulsar da tecnologia, comunicar e anunciar a misericórdia são os desafios que se descortinam sobre a Igreja Católica, principalmente no Brasil. O virtual é cada vez mais entendido como um possível espaço experimental para a transcendência e ponte que pode favorecer a cultura do encontro, como propõe o Papa Francisco. E pensar tais pressupostos foi a proposta da segunda edição do Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste I, sediado pela Diocese de Crato, Ceará, entre os dias 04, 05 e 06 de março.
Entre os conferencistas estavam pessoas renomadas como o Bispo da Diocese de Sobral, Dom José Vasconcelos, referencial em comunicação para o Regional Nordeste I, a religiosa da Congregação Paulinas, Élide Maria Fogolari e o analista em comunicação na assessoria de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, Paulo Giraldi, que compartilharam suas experiências e discutiram o tema da comunicação, sob a perspectiva da misericórdia. “Se nós amamos a Deus, nós amamos a comunicação. Deus é comunicação. Ele comunica a Si próprio. Comunica a vida, seu infinito amor e sua infinita misericórdia”, disse Dom Vasconcelos, na conferência de abertura.
No ciclo de conferências, as reflexões seguiram a mesma linha de pensamento, tratando desde a compreensão de Deus como a palavra que tudo cria e transforma, passando pela importância do processo comunicativo para a Igreja até a análise das múltiplas formas que se intensificam, a cada dia, com a presença de sites das (Arqui)dioceses, Dioceses, associações, movimentos e comunidades religiosas.
A programação também contou com grupos de trabalhos, dentre eles a produção de notícias para publicação em sites, blogs e redes sociais, produção em rádio, oratória e outros relacionados às questões comunicacionais.
Ao final do MUTICOM foi eleito o novo secretariado de comunicação do regional. A partir de agora, Alex Ferreira, passa a liderar os trabalhos, sendo auxiliado por Vanusa Linhares (vice-coordenadora), Patrícia Silva (secretária) e Glaubercio Valentim no setor financeiro. O secretariado terá o desafio de continuar estimulando discussões para que se possa trocar experiências, buscar novas estratégias, aperfeiçoar a comunicação católica, fazendo da Igreja um ambiente para melhor servir e possibilitar a promoção humana.
Fonte: Reprodução – Diocese do Crato (www.diocesedecrato.org). Fotos: Pascom – Arquidiocese de Fortaleza e Diocese do Crato, e Equipe de Comunicação do Site Santuário.