São Francisco das Chagas é um Santo que possui muitos devotos espalhados pelo o Brasil e o mundo. São milhares de pessoas que vêm manifestar sua fé nessa cidade, que tem a devoção por São Francisco há mais de dois séculos. O ar que se respira na Festa de São Francisco é carregado de oração e espiritualidade.
Aos olhos do romeiro aquilo que se refere a São Francisco toma ares de sagrado. A Basílica torna-se o berço de uma fé espontânea e mística. É comum ver a comoção que cada um tem ao conseguir percorrê-la de joelhos. Tocar no santíssimo do altar-mor, olhar para o Cristo que acolhe de braços abertos, ou observar a pequena imagem primitiva conhecida como São Francisquinho. Ou ainda, curiosamente enxergar o Santo em uma das frestas em forma de cruz que guardam as pias utilizadas pelos frades durante a missa, apesar de ter o conhecimento basta fechar a janelinha que o gesto se repete. E observam aquilo que os olhos incrédulos não conseguem enxergar. Se for possível ou não vê São Francisco é só eles podem responder.
De onde surgiu a história ninguém sabe ao certo, mas muitos acreditam que o Santo está vivo no local e por isso a esperança que confirma a crença, e muitos fiéis fazem filas diante do lavatório, como se fosse preciso lavar os nossos olhos para enxergar a nossa fé.
Mas, se a fé é capaz de transportar montanhas, é possível também enxergar aquilo que o coração sente. O mais importante é saber que o Santo está mais do que vivo no coração e no olhar de seus devotos.
Acompanhe algumas imagens desse olhar que quer ver o santo vivo:
Vamos acompanhar o dia a dia da Festa de São Francisco com notícias, programação, transmissões ao vivo da Novena, clique aqui!
Fonte: Rádio São Francisco e Equipe de Comunicação do Site Santuário.