Reunidos desde o último dia 8 de janeiro, os frades da Província franciscana de Santo Antônio do Brasil elegeram o seu novo Governo Provincial que conduzirá a missão dos frades do Ceará a Bahia até 2026.
É no capítulo oito da Regra dos Frades Menores, que celebrou 800 anos de sua confirmação em 2023, que São Francisco orienta os frades sobre a eleição do Ministro que assumirá a frente da missão Provincial. Um dos detalhes do texto está na data em que este momento deve ser realizado: em Pentecostes. Podemos compreender este pentecostes muito mais do que um dia, ou uma data litúrgica, mas sim um tempo na vida da Ordem, pois é o Espírito Santo o ministro Geral mesma.
Desde o último dia 8 de janeiro os quase 80 frades provindos de todo território da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, do Ceará a Bahia e da Alemanha se reuniram no Convento Santo Antônio no Sítio Ipuarana em Lagoa Seca para a celebração de mais um tempo forte da ação do Espírito Santo que gera comunhão, participação e unidade na vida provincial. Depois dos processos de escuta, de reflexão e de deixar-se iluminar, os frades iniciaram neste sábado o agir escolhendo os passos que serão dados nos próximos três anos com a eleição do Governo Provincial.
O Governo provincial está a serviço da Província, o seu lugar é onde a fraternidade está e sua ação se concretiza no compromisso com os irmãos. A missão dos seis definidores é contribuir com as decisões a serem tomadas pelo Ministro Provincial e pelo Vigário, ambos com a missão de Animar e fomentar o espírito missionário de todos os irmãos da Fraternidade Provincial.
O processo eletivo deu início com a invocação do Espírito Santo, seguido de um momento de Ato Penitencial e o juramento dos escrutinadores que contribuirão com a contagem dos votos. A celebração seguiu com a deposição do cargo de Ministro Provincial de Frei João Amilton e a renúncia dos Definidores, Guardiães e demais serviços. Após o juramento dos 58 capitulares em eleger o novo governo numa atitude de fé, deu início a eleição.
A eleição deu início com a votação para Ministro Provincial, após três escrutínios, Frei Rogério Lopes foi eleito. Em seguida a escolha do Vigário Provincial foi realizada com três escrutínio, assumindo o serviço Frei Marconi Lins. A eleição dos definidores veio em seguida. Os frades eleitos na ordem foram: Frei Wellington Reis da Conceição, Frei Gilmar Nascimento da Silva, Frei Francisco de Assis Beserra, Frei Lenilson Santana Santos, Frei Joanan Marques de Mendonça e Frei Alleanderson Brito.
Reprodução: Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, OFM